Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/10/2019 às 08h30min - Atualizada em 04/10/2019 às 08h30min

Novenas da Festa do Congado começam nesta sexta-feira (4) em Uberlândia

Programação conta com eventos até o dia 14 de outubro na cidade

DA REDAÇÃO
Praça do Rosário volta a receber celebrações a partir de sexta | Foto: Araípedes Luz/Secom/Divulgação

Para os congadeiros os trabalhos para realização da grande e tradicional Festa do Congado em Uberlândia duram o ano todo. Nesta noite começa mais uma etapa que antecede o ponto alto do evento, que será na próxima semana. Às 19h será realizada a primeira novena com terço em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito na Igreja do Rosário.

No local, haverá terço e cerimônia de levantamento dos mastros, com a presença de quatro grupos de congado. Essa é uma tradição de 143 anos e desde 2008 a Festa do Congado é Patrimônio Cultural Imaterial de Uberlândia.

Em material de divulgação da cerimônia, Rubens Aparecido Assunção, diretor de eventos e projetos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, o levantamento dos mastros das entidades é um dos símbolos com maior significado para os devotos. O gesto representa colocar os padroeiros no alto para observar e olhar nossa cidade, protegendo o povo.

O ponto alto da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, com expectativa de reunir mais de 25 mil pessoas por dia no Centro de Uberlândia.

As missas ocorrerão na Praça do Rosário nos dias 5 (Dia de São Benedito) e 7 de outubro (dia de Nossa Senhora do Rosário), às 18h, e as novenas se estenderão até o dia 12 de outubro. Toda a manifestação envolve 24 grupos espalhados por várias regiões da cidade.

PROGRAMAÇÃO

Novenas com terço: de sexta (4) a 12 de outubro, às 19h
Missas: sábado (5) e segunda (7), às 18h
Festa: 13 e 14 de outubro, das 8h às 23h
Local: Igreja e Praça do Rosário
Entrada franca
Classificação:
livre


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90