Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/10/2019 às 09h49min - Atualizada em 01/10/2019 às 09h49min

Parque do Sabiá recebe campanha nacional de doação de livros nesta semana

Ação chega a Uberlândia pela primeira vez e acontece na próxima sexta-feira (4); haverá apresentação da Esquadrilha da Fumaça da FAB

BRUNA MERLIN
Interessados podem doar livros de quaisquer gêneros | Foto: Divulgação
A leitura traz milhões de benefícios para o desenvolvimento humano. Estimular a criatividade, melhorar o funcionamento do cérebro, ampliar o vocabulário e auxiliar no aprendizado são apenas algumas das inúmeras vantagens de ler um livro. É pensando neste conceito e também na prática da solidariedade que Uberlândia irá receber a campanha nacional “Doe um Livro”.

O projeto foi criado há 10 anos por dois professores de Belo Horizonte e São Paulo. A preocupação com a educação do Brasil os motivou a criar algo maior para incentivar a leitura em todos os cantos do país. “A leitura é o principal instrumento para melhorar a qualidade do ensino. Ela é essencial para todas as áreas, comunidades e regiões”, enfatizou uma das coordenadoras da campanha, Laura Furquim Werneck Xavier, de 44 anos.

Essa é a primeira vez que Uberlândia recebe o projeto nacional. A ação conta com a parceria da Força Aérea Brasileira (FAB) e com o apoio da Esquadrilha da Fumaça para o recolhimento de livros durante as apresentações dos militares ao longo do ano. “Nosso objetivo é expandir essa campanha cada vez mais e para isso contamos a ajuda e apoio de várias empresas. Sem elas isso não seria possível, já que, somos apenas dois coordenadores de cidades diferentes”, explicou Xavier.

Além de incentivar a leitura e ressaltar a necessidade da prática, a campanha reforça a importância da solidariedade. Laura acredita que muitas pessoas têm livros parados em casa e essa é uma oportunidade perfeita para que instituições, que dependem de doações e que não conseguem expandir ou renovar seus acervos, possam crescer e oferecer sempre títulos diferentes aos interessados.

De acordo com a professora, entre os anos de 2009 e 2017 foram arrecadados cerca de 2 milhões de livros. Neste ano foram adquiridos mais de 40 mil títulos. Todos foram doados para comunidades carentes, bibliotecas públicas, comunitárias e escolares e também para Organizações não Governamentais (ONGs).

A população de Uberlândia está convidada para participar da ação com doação de livros de quaisquer gêneros. A campanha acontecerá na próxima sexta-feira (4) durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no Parque do Sabiá, no quiosque principal próximo a entrada do bairro Tibery,  das 14h às 17h. As arrecadações serão entregues à Prefeitura de Uberlândia e a distribuição será feita pelo Município.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA
Além de participar da doação de livros, os visitantes do Parque do Sabiá poderão presenciar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça que contará com sete aeronaves e agilidade dos pilotos da FAB.

As aeronaves sairão do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato e realizarão cerca de 55 manobras áreas para abrilhantar o céu da cidade. A demonstração está marcada para começar a partir das 15h30 com previsão para durar 45 minutos.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90