27/09/2019 às 17h32min - Atualizada em 27/09/2019 às 17h32min

Pancadas de chuvas devem continuar durante o fim de semana em Uberlândia

Desde quarta-feira (25), volume de chuvas chegou a 43 mm na cidade

BRUNA MERLIN
Umidade relativa do ar pode chegar a 40% neste fim de semana | Foto: Diário de Uberlândia
Depois de semanas de estiagem e muito calor, Uberlândia voltou a registrar chuvas. Desde a última quarta-feira (25) até a madrugada desta sexta-feira (27), o volume registrado na cidade chegou a quase 43 milímetros, segundo os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão do instituto ainda indica que as precipitações voltarão a ocorrer ao longo do fim de semana.

“Essas circunstâncias são típicas da primavera e verão. A umidade na atmosfera está alta e quando se junta com o aquecimento diurno provoca as pancadas de chuvas”, explicou a meteorologista Anete Fernandes.


A maior precipitação ocorreu na noite desta quinta-feira (26), por volta das 21h, quando choveu 9,4 mm. A última chuva até então em Uberlândia, que foi captada pela Estação Climatológica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU),  ocorreu no dia 5 de agosto e foram registrados 7 mm.

No dia 20 de setembro alguns bairros da cidade tiveram a ocorrência de pequenas precipitações. Mas como o volume de água foi baixo, não houve contabilização pela estação conforme os dados divulgados pelo Inmet. 
A última chuva mais expressiva foi registrada no mês de maio e, devido ao período seco e ao consumo de água elevado na cidade, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) entrou em estado de atenção.

O Diário procurou a autarquia para saber se com as últimas chuvas houve alteração no consumo de água e no nível dos reservatórios, porém não obteve resposta até a publicação.


Segundo as informações do Inmet, as precipitações voltam a ocorrer e poderão ter maior intensidade no fim da tarde para o início da noite neste sábado (28) e domingo (29). Com isso, as temperaturas mínimas podem ficar em 16°C e as máximas em 29ºC.

A umidade relativa do ar está subindo gradativamente e neste fim de semana pode chegar aos 40%. 

Sábado (28)
Neste sábado (28) o céu ficará nublado e as chuvas poderão ocorrer no fim da tarde. As temperaturas irão variar com mínima de 19ºC e máxima de 29ºC.

Domingo (29)
No domingo (29) as chuvas poderão ser mais intensas e também ocorrer durante a madrugada e começo da manhã. Os termômetros irão variar em 18ºC e 27ºC.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »