Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/09/2019 às 16h42min - Atualizada em 20/09/2019 às 16h42min

Dia Mundial da Limpeza terá ações em Uberlândia

Grupos atuarão nos parques lineares do Luizote de Freitas, Lagoinha e Rio Uberabinha

SÍLVIO AZEVEDO
O World Cleanup Day, Dia Mundial Limpeza, que será realizado neste sábado (21), vai unir milhões de pessoas de 150 países para mobilizar a população sobre a importância do descarte regular do lixo por meio da limpeza de parques, praças e rios. Em Uberlândia, são esperados cerca de 800 voluntários, número muito maior do que o de 2018, quando 56 pessoas retiraram meia tonelada de material do Parque Linear do bairro Luizote de Freitas.

Neste ano, os locais escolhidos para a ação foram o Parque Linear do Rio Uberabinha, com atenção principal dos organizadores, mas também haverá voluntários atuando nos parques lineares do Luizote de e do Lagoinha.

No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza é organizado pela ONG Limpa Brasil. Este ano, será realizada a segunda edição do evento, que em 2018, levou 18 milhões de pessoas de todo o mundo às ruas.

De acordo com uma das coordenadoras da ONG, Edilaine Muniz, o número de municípios brasileiros participante mais que dobrou em dois anos, o que mostra a importância da ação de conscientização ambiental. “O importante é a sociedade se enxergar no papel dela e na sua responsabilidade quanto ao cuidado e a preservação do meio ambiente”, disse.

Edilaine Muniz destaca o trabalho que será realizado na cidade. “Uberlândia está com um diferencial, pois um grande um número de entidades se juntaram para fazer a primeira ação e criar um processo de continuidade na cidade.”

De acordo com Fernando Raidek, da ONG Narrativas de Imaginação e um dos líderes da atividade na cidade, há expectativa de aumento na quantidade de lixo retirado dos locais. “No Luizote, deve ter cerca de 80 voluntários, mais 100 no Lagoinha e a mobilização de propaganda em veículos de imprensa, convidando para ajudar no Rio Uberabinha. Com isso, nossa expectativa é passar de 2 toneladas de materiais recolhidos”, afirmou. Até o momento, Uberlândia é a cidade com maior participação de empresas no Brasil.

Um grupo de caiaqueiros vai percorrer o Rio Uberabinha recolhendo resíduos sólidos encontrados nas margens. Para um dos coordenadores do grupo, João Faria, é um momento de integração e trabalho coeso. Ele será uma das 14 pessoas que descerão o leito do rio em quatro embarcações, sendo dois botes e dois caiaques.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90