Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/09/2019 às 08h02min - Atualizada em 13/09/2019 às 08h02min

​Moradores do Glória começam a ser contemplados com serviços públicos

Foram investidos R$ 2,45 milhões na instalação de postes e equipamentos; Prefeitura de Uberlândia inicia coleta de lixo e resíduos

SÍLVIO AZEVEDO
Prefeitura começa a ofertas serviços de coleta e limpeza aos moradores | Foto: PMU/Divulgação
Os moradores que instalaram os padrões de entrada de energia nas residências da Comunidade do Glória, região Sul de Uberlândia, e fizeram o pedido através da associação de moradores do bairro começaram a receber a ligação elétrica esta semana. O serviço beneficiará os cerca de 15 mil moradores. Além disso, a Prefeitura também já implementou a coleta de lixo e resíduos no local.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), responsável pela instalação elétrica, investiu R$ 2,45 milhões para a colocação de 405 postes com equipamentos de distribuição de energia e rede elétrica trifásica. Serão 2.350 famílias contempladas.

Nesta quinta-feira (11), o Diário de Uberlândia acompanhou a instalação na residência de Lázaro Umbelino da Silva, que esperava ansioso para ter energia em casa. “Agora vai ficar bom, pois vou pagar por uma energia de qualidade, com menos queda e risco da queima dos aparelhos. Além de melhorar a qualidade de vida”.

Vizinha de Lázaro, Edinailde Barbosa de Jesus já apresentou os papeis na associação de moradores e agora aguarda a visita dos técnicos da Cemig. “Vai ser bom ter uma energia boa, não vai ter mais risco de tomar choque e a gente vai pagar direitinho. É bem melhor você usar uma coisa e pagar. Estou na expectativa de que venha logo. Estou ansiosa para tomar banho com chuveiro quente, que é bom até para as crianças. A casa já está preparada para receber a energia, é só chegar e ligar”.


Agentes da Cemig priorizam as casas onde já foram instalados os padrões de entrada | Foto: Sílvio Azevedo 

De acordo com o agente comercial da Cemig, Ivan Magela Rodrigues, é importante que as pessoas tenham instalado o poste e o padrão de entrada de energia. “Com isso, é só os técnicos da Cemig fazerem a ligação de energia para o imóvel. Em seguida, o morador deve providenciar a ligação elétrica para o interior da residência”.

Após a instalação, os técnicos da Cemig já fazem o corte da energia clandestina, os chamados gatos. Ivan Magela salientou que em breve toda a rede irregular será desligada e os moradores que ainda não fizeram o pedido deverão procurar a associação de moradores e providenciar a solicitação para não ficarem “no escuro”.

Outro benefício que a Cemig levará aos moradores do Glória é a contemplação pelo Projeto de Eficiência Energética. A companhia visitará as residências com orientações sobre o consumo consciente, irá trocar até cinco lâmpadas florescentes ou incandescentes por LED, além de substituir chuveiros por equipamentos mais eficientes e instalar aquecedores solares de água.

Os moradores também podem se inscrever para receber a Tarifa Social, com descontos de até 65% na conta de luz. Para serem beneficiadas, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único, do Governo Federal, ter renda per capita de até meio salário mínimo e possuir o Número de Identificação Social (NIS).
 
Serviços públicos
Com o processo de regularização do Glória, iniciado em 2018, os órgãos públicos já podem implantar a infraestrutura visando o bem-estar dos moradores. A Prefeitura de Uberlândia será responsável pela instalação da iluminação pública. Segundo material divulgado, um processo licitatório está em andamento para selecionar a empresa que irá instalar luminárias nos mais de 400 postes que estão sendo implantados pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), responsável pelo processo de regularização.

Outros serviços iniciados pela Prefeitura são a coleta de lixo, que é realizada três vezes por semana, e a recuperação de vias do bairro, utilizando mais de 200 caminhões com resíduos da construção civil, triturados e reaproveitados.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90