Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/08/2019 às 14h05min - Atualizada em 28/08/2019 às 14h05min

Ação desmonta quadrilha da “amarelinha do Dom” em Uberlândia

Cocaína do grupo começava a ganhar popularidade na região; dezesseis pessoas foram detidas

VINÍCIUS LEMOS
Ação foi deflagrada pelas polícias Civil (PC) e Militar (PM) | Foto: Polícia Civil/Divulgação
A quadrilha conhecida por vender a chamada “amarelinha do Dom” foi desmantelada na manhã desta quarta-feira (28) pela operação Overdose, deflagrada pelas polícias Civil (PC) e Militar (PM) em combate ao tráfico de drogas e também contra crimes contra o patrimônio como roubos, furtos e latrocínio. Dezesseis pessoas acabaram detidas, entre presos em cumprimentos de mandados judiciais e em flagrante, depois de sete meses de investigação.

A droga vendida pela organização criminosa era cocaína embalada em papelotes amarelos, o que passou a ser um tipo de marca registrada do grupo. Ela fazia referência ainda ao bairro Dom Almir, na zona leste de Uberlândia, reduto da quadrilha. Existe até mesmo um funk composto para exaltar o produto ilegal.

A partir das 6h, mais de 160 policiais civis e militares passaram a cumprir 12 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão em diversos endereços na zona leste da cidade e no bairro Jardim Holanda, na zona oeste. Foram usados dois helicópteros na ação, sendo que a aeronave da Civil, vinda de Belo Horizonte, fazia sobrevoo em locais de cumprimento de mandados. Ao mesmo tempo, o helicóptero da PM era usado para observação e cerco em pontos estratégicos de possível fuga.

Mais de 160 policiais cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão | Foto: Polícia Civil/Divulgação

As quatro pessoas detidas em flagrante estavam com drogas e armas ilegais. Essas armas podem ter sido usadas em homicídios na cidade. No bairro Jardim Ipanema, a polícia encontrou uma casa com ofurô, eletrodomésticos caros e um ambiente em que, suspeita-se, a quadrilha fazia reuniões e confraternizações. O local estava vazio quando as polícias chegaram.

A suspeita é que veículos roubados ou furtados pela organização eram usados em um tipo de esquema conhecido, em que os automóveis eram levados para fora do País e trocados por cargas de drogas.

Mais de R$ 10 mil foram apreendidos junto a 16 veículos, entre motos e carros, 40 aparelhos celulares, além de sete CPUs e três notebooks. Entre os objetivos da operação estava o levantamento de mais informações sobre o grupo. “Também era objetivo chegar no meio tecnológico que a quadrilha utiliza para fomentar o mercado”, disse o comandante do 17º Batalhão da PM, tenente coronel Wesley Rodrigues.

As investigações começaram depois da prisão de duas mulheres com aproximadamente 9 mil papelotes de cocaína, há sete meses. “A organização atuava na zona leste e expandiu seu intento criminoso pela região. A droga conhecida como ‘amarelinha do Dom’ foi localizada em cidades como Patrocínio, Araguari, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Patos de Minas. Isso chamou a atenção das autoridades e iniciamos a investigação aprofundada”, afirmou a delegada Daniela Novais Santana.

O grupo fabricava a droga e mantinha um esquema de distribuição para vendedores diretos e indiretos. Ao todo, 27 pessoas envolvidas foram identificadas e parte delas foi presa nesta quarta, incluindo lideranças da quadrilha. As investigações continuam.

Mais de R$ 10 mil foram apreendidos junto a outros materiais e veículos | Foto: Polícia Civil/Divulgação

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90