Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/08/2019 às 18h40min - Atualizada em 22/08/2019 às 18h40min

Dose extra contra o sarampo será oferecida a bebês em Uberlândia

Medida do governo federal visa proteger grupo mais vulnerável da doença; vacinação começa nesta sexta-feira (23)

DA REDAÇÃO
As crianças com idade entre 6 e 11 meses devem receber uma dose extra da vacina contra o sarampo. A ação é uma estratégia do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em alguns estados e com o objetivo de proteger o grupo mais vulnerável da doença. 

Em Uberlândia, todas as 74 salas de vacina estão abastecidas para acolher as crianças que estão dentro da faixa etária. As equipes das unidades básicas de saúde também farão a busca ativa na área de abrangência de cada uma para identificar e imunizar quem deve receber a vacina. 
 
As salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam das 7h30 às 18h, enquanto nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) o horário é das 7h30 às 16h30. Já para as Unidades de Atendimento Integrado (UAI), a vacinação acontece das 8h às 20h. 


A dose zero é fornecida para as crianças de 6 a 11 meses. Já a primeira dose da vacina é para crianças a partir de 12 meses de idade. A segunda e última dose, válida por toda a vida, ocorre aos 15 meses.

IMUNIZAÇÃO
Chamada de "dose zero", a vacinação nesta idade busca proteger o grupo devido ao risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade pelo sarampo em crianças nessa faixa etária. 

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláubia Oliveira, esclarece que a dose extra não substitui e nem vale para fins do calendário nacional de vacinação da criança.

“O início da vacina para sarampo começa quando a criança completa 12 meses. Depois, vem a dose de reforço aos 15 meses. Isto é, para a eficácia da vacina, são necessárias duas doses. Essa vacinação (dose zero) antes de um ano de idade é estratégica e serve como imunização imediata para proteger este público que ainda não está na data de vacinar. Por ser uma dose que não é duradoura, quando a criança completar um ano precisa iniciar o esquema de vacinação para o sarampo com as duas doses”, explicou. 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90