Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/08/2019 às 16h15min - Atualizada em 21/08/2019 às 16h15min

UFU promove Festival de Arte Negra com debates e oficinas gratuitas

Proposta cultural visa ampliar as possibilidades de estudos e pesquisas das culturas afro-brasileira; evento acontecerá de 22 a 25 de agosto

DA REDAÇÃO
Festival é gratuito e aberto a comunidade | Foto: Milton Santos/Divulgação

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoverá, a partir desta quinta-feira (22), o 1º Festival de Arte Negra. A proposta cultural visa ampliar as possibilidades de estudos e pesquisas que tenham como foco as matrizes culturais afro-brasileiras. 

O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Guimes Rodrigues Filho, ressaltou que a ação cultural tem como objetivo realizar atividades que permitam difundir a cultura negra brasileira, valorizando os artistas negros locais e nacionais dentro da UFU. Além disso, a intenção é dar visibilidade ao projeto e promover igualdade racial através de diálogos entre profissionais e a comunidade.

Dentre as ações propostas estão as oficinas "Percussões Afro-Brasileiras", "Hip Hop Importa" e "Da Capoeira ao Frevo", além de debates sobre a luta pela cultura afro-brasileira. 

Na oficina "Percussões Afro-brasileiras" será formada uma orquestra de berimbaus. Já na de hip-hop serão ensinados movimentos do break e da dança de rua. Na "Da Capoeira ao Frevo" serão ensinados os passos da capoeira que levaram ao frevo, contextualizando a história desses dois patrimônios culturais, procurando demonstrar onde eles se encontram.

No evento, as três oficinas deverão se entrelaçar, estabelecendo diálogos entre os elementos de cada uma. Além disso, o projeto tem o intuito de abordar a ancestralidade do berimbau e a afro-americanidade da brasilidade, do break à street dance, para estabelecer interlocuções com público. 

A ação acontecerá até o dia 25 de agosto no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica, a partir das 19h. O evento é gratuito e, para participar, basta acessar preencher um formulário disponível no site da UFU.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90