Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/08/2019 às 08h52min - Atualizada em 20/08/2019 às 08h52min

Drauzio Varella dará palestra em Uberlândia

Evento acontece no Teatro Municipal e Faculdade Pitágoras e fala sobre a doença falciforme

O evento conta com palestras de Márcio Atalla e do médico Drauzio Varella | Foto: Rede Globo/Divulgação

A Prefeitura de Uberlândia promoverá uma oficina e um simpósio sobre a doença falciforme, uma enfermidade genética e hereditária que atinge o sangue. O evento é fruto de um convênio com a União, por meio do Ministério da Saúde, e acontecerá entre quarta (21) e sexta-feira (23) com programação no Teatro Municipal e na Faculdade Pitágoras. O evento contará com palestras de Márcio Atalla e do médico Drauzio Varella.

Atualmente, 306 pessoas portadores da doença falciforme são acompanhadas pela Rede de Atenção Integral do Município. “A doença é desconhecida por grande parte da população e é uma das enfermidades mais prevalentes no Brasil. A partir do teste do pezinho, já podemos detectar se há a doença e já começamos a fazer o tratamento desde a infância”, explicou a coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, Mara Ramos de Oliveira.

As atividades serão abertas na próxima quarta-feira (21), às 8h30, no Teatro Municipal, com a Oficina Multiprofissional, voltada para profissionais da saúde, educadores, estudantes, pessoas com a enfermidade e seus familiares. A primeira palestra da oficina será ministrada por Márcio Atalla, que tratará de nutrição para os portadores da doença.

No período da tarde, a partir das 13h, a programação acontece na Faculdade Pitágoras, onde os participantes serão divididos em quatro grupos. “Iremos disponibilizar 250 vagas e será um momento para apresentar estudos de casos, promover debates e ouvir relatos de pacientes e familiares. A Prefeitura organiza capacitações anualmente a todos os profissionais da rede para sempre aprimorar o atendimento dos acolhidos”, destacou Mara.

SIMPÓSIO
Na quinta e sexta-feira, será realizado o Simpósio Doença Falciforme de Uberlândia e Triângulo Norte. Na quinta-feira (22), às 14h30, Drauzio Varella é o convidado para falar sobre a doença no Teatro Municipal. Já na sexta-feira (23), também às 14h30 e no Teatro, o psicólogo Cristiano Nabuco ministra uma palestra sobre atendimento aos portadores da enfermidade. Para participar tanto das Oficinas quanto do Simpósio, é preciso fazer a inscrição na página do evento.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90