Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/08/2019 às 13h37min - Atualizada em 13/08/2019 às 13h37min

HC-UFU oferece coleta de vestígios em atendimentos para vítimas de violência sexual

Serviço começará a ser aplicado a partir da próxima quinta (15) em Uberlândia; objetivo é agilizar a processo de incriminação do agressor

DA REDAÇÃO

A partir da próxima quinta-feira (15), o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) começa a oferecer a coleta de vestígios durante os atendimentos às vítimas de violência sexual. Entre os meses de maio e junho, os profissionais da unidade participaram de um curso de capacitação para a realização do serviço com a ajuda de uma médica perita do Instituo Médico Legal (IML).

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde do Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (Nuavidas), Renata Rodrigues Catani, a realização da coleta logo no atendimento médico tem como objetivo agilizar o processo de incriminação do agressor.

“Muitas vezes os crimes passam impunes porque não existem as provas, que vão desde o relato da pessoa até a descrição e avaliação das lesões provocadas na hora do crime”, conta Renata.

Além disso, com a realização da coleta, a vítima não precisará se expor novamente em um outro exame que seria o corpo delito. “Ela poderá vir até a unidade de saúde e fazer a avaliação sem sair do hospital”, ressaltou a coordenadora.

O material biológico é colhido por meio de um kit fornecido pela Polícia Civil, direto de Belo Horizonte. Posteriormente, é armazenado no pronto-socorro e encaminhado ao IML para que possa ser dado prosseguimento ao processo de investigação do crime. 

“O melhor lugar para ter um primeiro atendimento é dentro de um serviço de saúde, onde é mais acolhedor. Nós orientamos à vítima que não existe a obrigação de se fazer um boletim de ocorrência nem a coleta, porém é importante que ela tome estas medidas. Se a vítima consentir, nós explicamos do que se trata e fazemos o exame físico do corpo todo e a coleta do material”, finalizou a coordenadora-geral do Nuavidas, Helena Borges Martins da Silva Paro.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90