Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/08/2019 às 15h26min - Atualizada em 09/08/2019 às 15h26min

Grupo convoca voluntários para mutirão de limpeza em cachoeiras de Uberlândia

Amigos da Cachoeira realiza nova ação no próximo domingo (11) na cachoeira Bom Jardim

BRUNA MERLIN
Amigos da Cachoeira existe há três anos e ressalta a importância da preservação dos ambientes naturais da cidade | Foto: Arquivo Pessoal
Você já pensou em tirar 30 minutos do seu dia para fazer uma boa ação e com reflexos expressivos ao meio ambiente? O grupo de Uberlândia "Amigos da Cachoeira" faz isso há três anos e ressalta a importância da preservação dos ambientes naturais da cidade, despertando ainda a consciência sustentável e o voluntariado em outras pessoas. 

O Amigos da Cachoeira atualmente é composto por sete voluntários que percorrem cachoeiras da cidade e região fazendo a limpeza no entorno das mesmas. O grupo recolhe resíduos e ainda implanta placas para orientar os visitantes a não deixarem lixos nos locais.

Segundo uma das organizadoras da iniciativa, Rafaela Resende Gonçalves, de 29 anos, o objetivo é multiplicar as boas práticas ambientais e mostrar que cada cidadão pode fazer sua parte. "Queremos mostrar para a sociedade que ainda dá tempo de mudarmos e fazermos diferente, diminuir o consumo e reutilizar o que for possível. Agir e não esperar o outro fazer", ressaltou a jovem.

Ainda de acordo com Rafela, essas atividades são feitas uma vez ao mês nas cachoeiras Mirandinha, Bom Jardim, Sucupira e Das Irmãs. A escolha dos locais é feita a partir da quantidade de pessoas que passam por esses pontos.

"Sempre vamos intercalando entre um cachoeira e outra. Temos muitas pessoas que apoiam a ação e vão nos enviando fotos de como está a situação em cada uma delas. Quando vemos que a situação é crítica, nos mobilizamos para a limpeza", explicou.

Além da limpeza de cachoeiras, os voluntários realizam ações em parceria com a Prefeitura de Uberlândia e outros órgãos públicos locais. Os resíduos recolhidos são enviados para uma cooperativa de reciclagem que oferece os sacos reutilizados para os membros realizarem a atividade. 
O grupo também tenta incentivar outras atividades para o consumo sustentável de energia e desvinculando a região das hidrelétricas.

Ao final de cada ação, o sentimento de dever cumprido é revigorante. "Essas ações me deixam renovada, consigo ter uma troca de energia significativa com o meio. Saber que estou fazendo algo para ajudar nosso planeta e conscientizando pessoas me motiva cada vez mais", finalizou Gonçalves.

PRÓXIMO MUTIRÃO DA LIMPEZA
Membros irão recolher resíduos com sacos reutilizados e colocar placas educativas neste domingo | Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (11), o Amigos da Cachoeira irá realizar o próximo mutirão da limpeza na cachoeira Bom Jardim. Além da limpeza, o grupo também colocará placas educativas ao longo da trilha. A expedição começa às 8h30 e o ponto de encontro será na loja de conveniência do posto ao lado do mercado D'Ville, no bairro Jardim Karaíba. Os interessados em participar da ação bastam comparecer ao local de partida do grupo. 

É aconselhável que os voluntários usem roupas leves, calça, camisa de manga longa e calçado fechado. Além disso, é importante fazer o uso de filtro solar e repelente. Também é necessário que as pessoas levem sua água e façam uma alimentação nutritiva antes das atividades. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook do Amigos da Cachoeira

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90