Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/07/2019 às 18h08min - Atualizada em 16/07/2019 às 18h08min

Uberlândia é a primeira cidade a receber capacitação de sistema sobre orçamentos públicos em Saúde

Secretários de Saúde participam de oficina até nesta quarta-feira (17)

DA REDAÇÃO
Capacitação será realizada nesta terça e quarta-feira | Foto: Lilian Cunha/Divulgação
Uberlândia recebe até nesta quarta-feira (17) a oficina do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) voltada para secretários de saúde da cidade e região. O município é o primeiro do Brasil a receber a capacitação neste ano.

“Há dois anos estamos trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde para capacitar os técnicos mineiros por regiões ampliadas, devido a nossa extensão territorial. Esta região sempre foi treinada em Belo Horizonte, e fazendo a oficina em Uberlândia, facilita o deslocamento, beneficiando 75 municípios”, frisou a coordenadora estadual do núcleo do Siops, Cássia Maria Gonçalves.


Participam ainda agentes da saúde de Ituiutaba, Uberaba e Patos de Minas.O Siops é um sistema informatizado operacionalizado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG). O sistema é instruído para coleta, recuperação, processamento, armazenamento, organização e disponibilização de informações referentes às receitas totais e às despesas com saúde.

Além disso, o programa possibilita o monitoramento da aplicação mínima em saúde e os dados gerados auxiliam no planejamento, gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). A oficina começou nesta terça e aborda os aspectos gerais, o acesso à página, o preenchimento e as últimas atualizações do sistema, que acontecem anualmente. É importante que as informações da saúde sejam transmitidas periodicamente ao sistema. O não cumprimento da exigência podem gerar sanções, como o bloqueio total do repasse financeiro e da utilização do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90