Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/07/2019 às 08h13min - Atualizada em 16/07/2019 às 08h13min

Erick Castanho se apresenta em Uberlândia

Músico uberlandense celebra os 15 anos de carreira com o “Arché”, no Teatro Municipal nesta noite

ADREANA OLIVEIRA
Músico uberlandense celebra os 15 anos de carreira com o “Arché”, no Teatro Municipal | Foto: Maria Clara Mesquita/Divulgação

Versatilidade é uma das palavras que marca o músico Erick Castanho. Uberlandense, nascido Erick Guimarães França, sempre projetou sua carreira em Uberlândia e fora dela pautado por projetos diferentes. Nesta terça-feira (16), com “Arché”, que será apresentado no Teatro Municipal, ele comemora 15 anos de uma trajetória que mais do que ele produziu traz muito da perspectiva do que ainda está por vir.

Sua mais recente turnê, “Elemental”, passou por seis estados e dois países em mais de 50 apresentações.

E não é só diante dos holofotes que multiinstrumentista atua. Também já assumiu a direção e arranjos de espetáculos como “Nas Esquinas de Minas” (2013), “Vozes no Vento” (2012) e “Cânticos de Uma Primavera” (2011). Foi co-diretor do show “Músicas de Nossa Terra” (2009) e no show “CitAções” (2006).

No espetáculo desta noite, que faz parte do projeto Boca de Cena, o repertório passa por músicas como “Ponteio” de Edu Lobo e a mineira “Para Lennon e McCartney”, além de repertório autoral. Além disso, o espetáculo tem ainda uma função solidária. Os ingressos serão trocados, cada um, por um litro de leite longa vida, que serão doados ao Núcleo Servos Maria de Nazaré.

Para Castanho, a música brasileira sempre foi muito bem representada por diversos artistas que em sua arte levam ao país e ao mundo nossas tradições e riqueza poética, recheada de referências à própria história do Brasil. O músico considera nosso país um celeiro de arte, que apresentou ao mundo artistas como Milton Nascimento, Aleijadinho e Carlos Drummond de Andrade.

Por isso ele optou também por compor “Arché” com músicas tradicionais de domínio público, músicas autorais influenciadas pelas tradições folclóricas e também trabalhos de amigos que comungam do mesmo objetivo dele.
Castanho será acompanhado pelo grupo Os Elementais, formado por Renato Torrone (viola e violão), Thiago Amuy (contrabaixo), Rosa Barros (clarineta), Maria Clara (violino), Jack Will (percussão). Com tantos talentos, eles conseguem reunir o erudito e o popular de forma a encantar a plateia.

INÍCIO
Erick Castanho participou de várias bandas do Triângulo Mineiro, como baterista, percussionista, guitarrista e vocalista, desde bandas de pop-rock a grupos de bossa nova, sendo músico atuante no cenário artístico musical de Uberlândia desde 2004.

Seu trabalho autoral foi premiado em diversos festivais de âmbito nacional e regional, como o Finca 2011 e 2012, promovido pela Universidade de Brasília, o Circuito Integração de Viola, promovido em várias cidades do Triângulo Mineiro, entre outros.

Coordenou o projeto “Cantoria de Abraçar”, que ocorreu mensalmente durante 2013, levando à Uberlândia artistas de vários estados do Brasil e de 2013 a 2018 foi um dos principais representantes e articuladores do projeto “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, conquistando em dezembro de 2014 o prêmio Brasil Criativo entregue pelo Ministério da Cultura do Brasil.

SERVIÇO
O QUE: show “Arché – 15 anos de carreira”
QUEM: Erick Castanho
QUANDO: terça-feira (16), às 20h
LOCAL: Teatro Municipal de Uberlândia
INGRESSOS: 1l de leite longa vida vale um ingresso – trocas a partir das 14h na bilheteria do teatro
CLASSIFICAÇÃO: livre
INFORMAÇÕES: 3235-1568


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90