Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/07/2019 às 18h19min - Atualizada em 15/07/2019 às 18h19min

Umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em Uberlândia

OMS diz que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde; região também está em estado de alerta para queimadas

BRUNA MERLIN
Queda da umidade acontecerá no período da tarde das 14h às 17h, segundo o Cptec. | Foto: Bruna Merlin
A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% nesta terça-feira (16) em Uberlândia. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana e podem gerar problemas respiratórios e de pele.

O alerta de atenção foi emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). O instituto mostra que a queda acontecerá, principalmente, no período da tarde das 14h às 17h.

A meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que a diminuição da umidade vem acontecendo parcialmente devido à falta de chuva na região do Triângulo Mineiro. Além disso, a condição é típica do inverno e a tendência para as próximas semanas é de estabilidade.

“Isso é um predomínio da estação. Temos poucas nuvens e consequentemente a umidade cai. Essa condição pode continuar até o fim do inverno e não há perspectiva de chuva”, explicou a profissional.

QUEIMADAS

Região está com risco "muito alto" de queimadas para os próximos dias | Foto: Defesa Civil/Divulgação


Devido à baixa umidade do ar, o índice de risco de queimadas está muito alto em Uberlândia e região, segundo o Corpo de Bombeiros. Na última semana, o Diário noticiou três incêndios em matas dos bairros Planalto e Jardim Itália, e em uma plantação de sorgo do bairro Santa Mônica.

Ainda de acordo com os bombeiros, o período crítico de queimada começou oficialmente nesta segunda-feira (15). As condições climáticas da estação, como pouca chuva e ventos fortes, deixam as vegetações secas e mais propensas a incêndios grandiosos e perigosos.

Para tentar evitar consequências, o órgão está trabalhando em mais ações para combater os incêndios o mais rápido possível. A intenção é de que, após o chamado, as equipes se mobilizem e iniciem o combate do incêndio em até 15 minutos.

A população também pode ajudar a prevenir esses transtornos. Ao passar ou ter contato com áreas verdes é ideal que não haja prática de fumo. Além disso, não é recomendado acender fogueiras, fogos de artifício ou balões.

Caso alguém esteja próximo a um incêndio, os militares recomendam a busca de um lugar seguro para se proteger e que acione imediatamente o 193.

PREVISÃO
Ainda de acordo com o Inmet, nesta semana, as temperaturas baixas pela manhã e noite também continuam atingindo na região do Triângulo Mineiro. Os termômetros podem chegar a 15ºC neste período.

Durante a tarde, a tendência é de que as temperaturas fiquem mais altas entre às 11h e 17h. Elas podem chegar a 30ºC. O céu ficará claro e a probabilidade de chuva é de 5% de precipitação apenas.

Segunda-feira (15)
Nesta segunda-feira (15), os termômetros irão variar com mínima de 16ºC e máxima de 30ºC. A umidade relativa do ar pode chegar a 20%.

Terça-feira (16)
Amanhã os termômetros seguem estáveis entre 16ºC e 30ºC. A umidade também fica em 20%, segundo o Cptec.

Quarta-feira (17)
Na quarta-feira (17), as temperaturas máximas entraram em queda e irão variar com mínima de 15ºC e máxima de 28ºC. Já umidade do ar sobe um pouco e chega aos 25%.

Quinta-feira (18)
A umidade do ar na quinta-feira (18) continuará nos 25%. Os termômetros ficarão entre 15ºC e 27ºC.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90