Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/07/2019 às 08h00min - Atualizada em 07/07/2019 às 08h00min

Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades

Diário de Uberlândia conversou com fã de Homem-Aranha, que está com novo filme nas telonas estrelado por Tom Holland

IGOR MARTINS
Tom Holland no papel de um dos personagens mais queridos da cultura pop: o Homem-Aranha | Foto: Divulgação

O Homem-Aranha talvez seja um dos personagens mais influentes na história da cultura pop mundial. Seja nas histórias em quadrinhos, nas telas de cinema, nos jogos de videogame ou até mesmo nas vitrines de lojas de brinquedos, Peter Parker é uma das figuras mais conhecidas e adoradas ao redor do mundo. O traje azul e vermelho com os olhos de aranha e as listras pretas em formato de teia (quase) sempre nos traz um sentimento da mais pura nostalgia que só o Cabeça de Teia consegue trazer.

O Spiderman é mais uma das criações do lendário Stan Lee (1947-2017)em parceria com o desenhista Steve Ditko (1927-2018). Sua primeira aparição aconteceu nos quadrinhos da Amazing Fantasy em agosto de 1962 e caiu nas graças do público. Lee, inclusive, já explicou que o motivo do sucesso de Peter Parker nas HQs se deu pelo fato de o Amigão da Vizinhança ser um personagem humano e com uma conotação jovem, completamente diferente do que era visto na década de 60, quando Batman e Superman dominavam o mercado de gibis.

Talvez o sucesso e a influência do Teioso esteja aí: ele é gente como a gente. Sofre com as peculiaridades da adolescência, namoradas (ou falta delas), precisa suar para ganhar o seu dinheirinho, se preocupa em pagar o seu aluguel e só quer acabar com o crime na vizinhança. Sem contar o seu relacionamento afetuoso com os tios May e Ben. O Homem-Aranha sempre foi o mais humano dos super-heróis.

Mesmo com a aparição em 1962, foi em 2002 que Parker ganhou o seu primeiro filme em live-action, estrelado por Tobey Maguire, para muitos, o melhor ator do Homem-Aranha até hoje. Desde então, além do primeiro longa do Lançador de Teias, foram seis produções vividos por três atores diferentes e o Spiderman ganhou até mesmo um longa de animação, “Homem-Aranha no Aranhaverso”, que além de ter apresentado Miles Morales, o primeiro negro a viver o Cabeça de Teia. A produção foi vencedora do Oscar deste ano de melhor filme de animação.

NOVA FASE
Lançado na última quinta-feira (4), “Homem-Aranha: Longe de Casa” continua a história vivida por Peter Parker após os acontecimentos de “Vingadores: Ultimato” (alerta de spoiler na sequência), que tirou as vidas do Homem de Ferro e Viúva Negra, além de ter aposentado Steve Rogers como Capitão América. O longa-metragem dá início a uma nova fase do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), que deve contar com a inclusão dos X-Men e do Quarteto Fantástico, após a aquisição da Fox Studios pela Disney. “Doutor Estranho 2”, “Pantera Negra 2”, “Guardiões da Galáxia Vol.3” e “Os Eternos” são algumas das produções já confirmadas pelo estúdio.

No novo filme estrelado por Tom Holland, Peter Parker está de férias pela Europa quando é surpreendido por Nick Fury. O Aranha é convocado para uma missão heroica e precisa enfrentar vilões elementais que surgem em várias cidades turísticas do velho continente, além de precisar lidar com a aparição de um novo personagem: Mysterio.

Nos fóruns de filmes e nas rodas de conversas com amigos, os fãs aguardam ansiosamente as futuras produções da Marvel e se questionam a todo momento: o que será do UCM sem Homem de Ferro e Capitão América? Será que Peter Parker conseguirá assumir um papel de liderança nos Vingadores futuramente?

ANSIEDADE
Passar a paixão nerd de pai para filho é vista como “missão” por administrador


Claudio Perfeito e o filho mais velho, Arthur, super fãs do mais humano dos super-heróis | Foto: Divulgação

Fã do Teioso e de basicamente tudo que envolva super-heróis e “nerdices”, o administrador Claudio Perfeito tem uma vasta coleção de itens relacionados a cultura pop. A começar por objetos da Marvel, o uberlandense de 42 anos exibe suas máscaras do Homem de Ferro, Hulk, Thor e Capitão América, além do Mjolnir, martelo utilizado pelo deus nórdico e o escudo usado por Steve Rogers em seus filmes.

O mineiro brinca que que tem a responsabilidade de passar essa paixão para seus filhos, Arthur e João. Ele faz uma referência à fala de Tio Ben no longa do Spiderman lançado em 2002, quando diz a Peter Parker que “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

Um de seus heróis favoritos, Perfeito disse que o que faz Peter Parker ser tão famoso entre crianças, jovens e adultos é o fato de levar às telas um caráter mais humano e jovem, além de ser o alívio cômico na maioria dos filmes. “O Spiderman é um dos heróis mais legais que existem. Foi muito bacana ver a interação dele com o Homem de Ferro nos últimos filmes”, conta o administrador, que revelou ter chorado muito após a morte de Tony Stark em Ultimato.

Agora, o uberlandense espera que o novo longa da Marvel seja um sucesso e que novas produções e novos super-heróis surjam nos próximos anos, especialmente para aumentar a sua coleção, brinca. “Envelhecer é natural, crescer é opcional”, afirma Perfeito.


Filmes do Universo Cinematográfico Marvel

Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
Homem de Ferro 2 (2010)
Thor (2011)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Os Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
Doutor Estranho (2016)
Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017)
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90