Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/07/2019 às 07h52min - Atualizada em 05/07/2019 às 07h52min

Paciente do Hospital de Clínicas recebe visita de pet

A ideia é da medida é proporcionar atendimento humanizado; idosa está internada há mais de 30 dias

DA REDAÇÃO
Cachorrinha foi adotada há 3 anos | Foto: divulgação/ HCU-UFU

Na última quarta-feira (3), a paciente Luiza Helena Araújo Mendes, de 81 anos, recebeu a visita de sua cachorrinha Nita na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU). Ela está internada há mais de 30 dias: encaminhada pela cidade de Ituiutaba, veio para uma consulta, mas houve a necessidade de internação.

A acompanhante de Luiza Helena, Vilma Pereira de Almeida, conta que durante todo este tempo ela tinha dois desejos: voltar para casa e ver sua cachorrinha, que considera como filha e que foi adotada há três anos. 

Por isso, a enfermeira Lívia Santana Barbosa, a médica Gabriela Mendes, a psicóloga Rosângela Caratta e a coordenadora da unidade Juliane de Melo Silva se reuniram para analisar a possibilidade de realizar o desejo da paciente. Após a reunião, a família foi orientada sobre os preparativos que eram necessários para a visita do animal a UTI sem oferecer riscos à paciente ou sofrer algum dano.

A médica Juliane de Melo Silva, do HC, acredita que este movimento deve ser cada vez mais estimulado dentro de todas as medidas de segurança. “Há vários indicativos e casos que o paciente apresentou melhora após a visita de algo ou alguém que é especial. No caso da Helena, a sua cachorrinha Nita, e nós entendemos que sua presença, no mínimo, proporcionaria um alívio”, disse.

Mesmo a paciente estando levemente sedada, no momento da visita ela abriu os olhos e conseguiu levantar o braço para fazer carinho em Nita, que se comportou muito bem dentro do quarto, de acordo com Vilma, acompanhante da paciente.

É a primeira vez que um pet visita um paciente na UTI do HCU-UFU. A medida busca proporcionar um tratamento mais humanizado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90