Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/07/2019 às 08h15min - Atualizada em 04/07/2019 às 08h15min

Um projeto que orquestra sonhos

Orquestra Experimental Uberlândia, que tem mais de 300 alunos, faz show beneficente nesta sexta-feira (5)

ADREANA OLIVEIRA
A Orquestra Experimental Uberlândia preparou um belo repertório que vai do erudito ao popular para apresentar na noite de amanhã eu arrecadará alimentos para o Centro Comunitário Shopping Park | Foto: Josimar Webert/Divulgação

No Centro Comunitário do Bairro Shopping Park os dias passam devagar. Nos arredores do espaço que abriga projetos socioculturais, formativos e esportivos existe muitos sons, muita música. Ali surgia há 6 anos a Orquestra Experimental Uberlândia (OEU) que atualmente atende a 364 crianças do bairro que têm contato com a música instrumental com repertório de popular e clássico.

Nesta sexta-feira (5) à noite os meninos e meninas voltam ao palco mais desejado da cidade: o Teatro Municipal de Uberlândia. O concerto é comemorativo aos 131 anos de Uberlândia e 70 anos do Hospital Santa Clara. O produtor cultural e diretor artístico Ângelo Nascimento conta que a orquestra surgiu dentro do Coral Clara Voz, do Santa Clara, que já tem 17 anos de história.

Com entrada franca o show tem um lado solidário. Sugere-se a doação de 2kg de alimento não perecível por cada convite. Os alimentos arrecadados serão doados ao Centro Comunitário do Shopping Park, onde muitos trabalham para que seja possível para crianças e jovens atendidos no local não percam a chance de sonhar e realizar seus sonhos.

“Atendemos a crianças a partir dos 4 anos de idade e algumas ficam conosco até completarem 18 anos. Reforço que é um projeto formativo que trabalha muito mais do que o lado artístico dessas crianças”, disse Nascimento. A OEU tem músicos de 12 a 18 anos mas o projeto hoje já conta com a Orquestrinha Baby, com crianças entre 4 e 6 anos de idade, e a Orquestrinha, para as crianças entre 6 e 12 anos. Esses dois momento preparam os jovens para o maior projeto, que é a OEU.

Nascimento se sente agradecido por contar com patrocinadores e apoiadores mesmo em tempos difíceis. Atualmente são 14 professores no quadro de funcionários que dão aulas no Centro Comunitário do Shopping Park, em um espaço cedido pela Missão Sal da Terra e uma sala na Escola Municipal Shopping Park, cedida pela Prefeitura. “O Hospital e Maternidade Santa Clara nos patrocina desde 2002 e com o tempo conquistamos ainda a confiança de empresas como a Realiza Construtora, o Grupo Real, a Dot Lib, Martins/Tribanco, Rainbird e Samsara Livrarias”, disse o diretor, que comentou ainda que há doações de pessoas físicas para o projeto e viabilização via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic) e Lei Rouanet.

REPERTÓRIO
No repertório preparado para a noite de amanhã no Municipal, a Orquestra Experimental Uberlândia destaca canções eruditas e populares, porém, em roupagens igualmente belas. O público vai ouvir “Trenzinho Caipira” (Heitor Villa-Lobos), “Over the rainbow” (Harold Harlen), composições pop como “Viva la Vida”, da banda britânica Coldplay e “Linha do tempo”, de Victor & Leo também estão no programa. Porém, uma das mais belas execuções que o Diário já acompanhou com essa orquestra é a melancólica “Hallelujah”, do incomparável Leonard Cohen, com versões esparramadas por todo o mundo.

A direção artística é de Nascimento e regência Orquestral de Klemes César Pires.

Os alunos da OEU passam em média entre quatro e seis horas por semana no projeto com aulas não só dos instrumentos como também Canto Coral, Teoria Musical e Prática de Orquestra. Os instrumentos contemplados são flauta doce, pífaro, flauta transversal, trompa, trompete, violino, violoncello, viola orquestral, contrabaixo acústico, tímpanos. Na percussão sinfônica tem o bombo sinfônico, xilofone, metalofone e bateria.

Os professores são formados pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.
 
SERVIÇO
O QUE: show comemorativo 131 anos de Uberlândia e 70 anos do Hospital Santa Clara
QUEM: Orquestra Experimental Uberlândia
QUANDO: amanhã (5), ás 19h30
LOCAL: Teatro Municipal de Uberlândia
ENTRADA FRANCA: sugere-se a doação de 2kg de alimento não perecível por cada convite – as doações serão direcionadas para o Centro Comunitário Shopping Park
CLASSIFICAÇÃO: livre
INF.: 3235-1568


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90