Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/06/2019 às 18h15min - Atualizada em 21/06/2019 às 18h15min

Prefeitura de Uberlândia vai contratar nova gestora do zona azul

Chamamento público já foi publicado e propostas serão abertas no dia 8 de julho

SÍLVIO AZEVEDO
Sistema é administrado há dois anos pela Icasu, que permanece até novo contrato | Foto: Sílvio Azevedo
A Prefeitura de Uberlândia publicou, no Diário Oficial do Município de quarta-feira (19), um chamamento público para que entidades sem fins lucrativos interessadas em administrar o estacionamento rotativo apresentem projetos de gestão, manutenção e operação do sistema. O prazo final para a entrega da documentação e a abertura dos envelopes será no dia 8 de julho.

Atualmente o estacionamento rotativo, ou zona azul, é administrado pela Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu), contratada em regime emergencial no ano de 2017 e renovada em abril deste ano. Esse contrato ficará em vigência até o final do processo de contratação da nova gestora.

A entidade escolhida deverá manter o repasse do valor líquido arrecadado com as cobranças dos motoristas para a Prefeitura de Uberlândia, que destinará o recurso para a Secretaria de Saúde. De janeiro a maio deste ano já foram repassados R$ 465 mil para a compra de medicamentos e insumos.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Divonei Gonçalves, o processo está sendo realizado e acompanhado pelo Ministério Público Estadual (MPE). “Estamos seguindo um formato de sistema adotado em grandes cidades. Defendemos sempre que estacionamento rotativo nada mais é que uma ferramenta para que o espaço público seja utilizado de forma igualitária. Cria oportunidades iguais para todos”. 

Ainda de acordo com o secretário, a realização do processo dará segurança para a realização de investimentos no sistema por parte da entidade responsável. “Agora fica algo definitivo e mais fácil para quem está à frente da administração propor melhorias, com condições de fazer investimentos, propor soluções”.

Uberlândia possui hoje 3.699 vagas de estacionamento rotativo em 46 vias do Centro, Martins e Aparecida. O usuário pode realizar o pagamento através de 109 parquímetros, aplicativo para smartphones (Estaciona Fácil) ou com cartão de crédito e débito, feito diretamente com os monitores.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90