Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/06/2019 às 10h00min - Atualizada em 08/06/2019 às 10h00min

Alunos da UFU realizam projeto de vistoria em viadutos e pontes de Uberlândia

Ação visa o desenvolvimento acadêmico dos estudantes; um relatório técnico sobre as estruturas será realizado

DA REDAÇÃO
Mais de 80 estruturas da cidade serão vistoriadas | Foto: Divulgação
Com o objetivo de analisar e saber como está a situação de pontos, viadutos e passarelas de Uberlândia, alunos e professores do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão vistoriando 83 estruturas na cidade.

De acordo com o coordenador do projeto e professor da universidade, Rodrigo Gustavo Delalibera, a ação faz parte do desenvolvimento acadêmico dos alunos. A intenção é realizar um trabalho com publicação de livro e artigos, além de produzir um relatório técnico que ficará à disposição do município.

Até a conclusão do projeto, em outubro de 2020, serão vistoriados 51 viadutos, 19 pontes e 13 passarelas. Após a inspeção serão realizados estudos estatísticos com o intuito de verificar quais os principais problemas estruturais das obras. “É de fundamental importância que inspeções periódicas sejam realizadas, evitando, desta maneira, possíveis falhas de utilização destas estruturas. Queremos passar isso para nossos alunos”, explicou Delalibera. 

Os aspectos que serão avaliados são existência de armaduras expostas e fissuras, condições dos aparelhos de apoio, das juntas de dilatação, dos tabuleiros e passeios, dos sistemas de drenagem e dispositivos de segurança.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90