Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/05/2019 às 17h44min - Atualizada em 24/05/2019 às 17h44min

Termômetros podem chegar a 10ºC durante a madrugada em Uberlândia

Fim de semana deverá ser o mais frio do ano até agora, aponta climatologista

BRUNA MERLIN E CAROLINE ALEIXO
Céu parcialmente nublado a nublado está previsto nos próximos dias | Foto: Bruna Merlin
Os termômetros podem chegar a 10ºC neste fim de semana em Uberlândia. Segundo os dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climatológicos (Cptec), o céu ficará parcialmente nublado a nublado. Rajadas de fortes ventos também podem atingir a cidade.

Os termômetros irão ficar mais baixos pela madrugada e início da manhã. Durante o período da tarde, as temperaturas também poderão cair em relação aos últimos dias e ficar na média de 25ºC. Confira as temperaturas mínimas e máximas abaixo. 

A umidade relativa do ar segue abaixando devido à chegada do inverno e irá variar entre 75% pela manhã e 25% no decorrer do dia.
A queda mais brusca na temperatura é característica do final de outono e sinaliza a mudança de estação. De acordo com o professor e climatologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo Cezar Mendes, o final de semana poderá ser o mais frio do ano até agora, durante a madrugada. 

"O outono se caracteriza pelas bruscas mudanças das condições de tempo atmosférico. No outono você tem a chegada das massas polares que provocam a queda de temperaturas ou a chegada de sistemas frontais que provocam as chuvas. Também tem a chegada de massa de ar quente que provoca esses dias mais quentes, durante a tarde", comentou. 

Também é comum identificar temperaturas mais baixas durante a madrugada devido à instalação desse sistema polar. No meio da tarde, as temperaturas voltam a subir. Assim que o sol se põe, as temperaturas caem novamente. Ainda segundo o especialista, o outono é a transição da estação chuvosa para a estação seca, que é o inverno. É possível haver precipitação de chuvas, porém de forma isolada e em menor volume.

"Neste fim de maio e começo de junho a massa de ar polar chega a nossa região com mais intensidade. Com a chegada do inverno, as chuvas intensas ficarão mais raras, a umidade vai abaixar e os dias ficarão menores. A tendência é de que o clima fique mais seco e as temperaturas também vão caindo", finalizou Mendes. 

 
Sexta-feira (24)
Na noite desta sexta-feira (24) chuvas isoladas podem atingir a cidade. As temperaturas ficam entre 16ºC e 34ºC.

Sábado (25)
A partir da manhã de sábado (25), os termômetros caem e podem ficar com mínima de 12ºC e máxima de 23ºC. Chuvas isoladas também podem acontecer, segundo o Ceptec.

Domingo (26)
Os termômetros podem chegar a 10ºC no domingo (26). A máxima ficará em 26ºC. A possibilidade de chuva é menor.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90