Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/05/2019 às 07h40min - Atualizada em 22/05/2019 às 07h40min

Mussa Petisqueira vence 12º Comida di Buteco

ADREANA OLIVEIRA
O organizador Thiago Gentil, Mussa e a esposa Katia Rodrigues (Beto Oliveira)
O ex-despachante que sempre gostou de cozinhar para os amigos durante a pescaria e para a família em casa agora tem mais um motivo para vestir o avental e experimentar novas receitas. Wellington Mussa, proprietário do bar Mussa Petisqueira, é o novo campeão do concurso de cozinha de raiz Comida di Buteco em Uberlândia. Seu prato ‘Trem Bão Uai’ foi o que mais agradou a clientela e os jurados - o voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50% - durante os 24 dias de concurso.

Nesse período, Mussa vendeu nada menos do que 1.200 porções de seu mais novo experimento, um lombo de porco empanado recheado com queijo Minas acompanhado com mandioca frita e molho agridoce (feito de açúcar mascavo, pera ralada, abacaxi, hortelã e gengibre). Durante o concurso, o movimento aumentou entre 30 a 40%, segundo conta.

Os vencedores da 12ª edição local foram conhecidos na noite da última segunda-feira, em evento no restaurante Fogão de Minas. Em segundo lugar ficou o Bar do Carlinho, com o prato ‘Bem Bolado’, que são iscas de frango crocantes, recheadas com queijo minas, acompanhadas de molho especial. O terceiro lugar foi para o Recanto da Cevada, com ‘Coxinha de Feijoada Frita’, servida recheada com pernil desfiado, catupiry e queijo meia cura.

Este ano, 19 bares participaram do concurso no qual foram avaliados os seguintes quesitos: tira-gosto, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Não havia ingrediente obrigatório, a novidade é que todos os pratos concorrentes foram vendidos a R$ 20, numa alusão aos 20 anos de existência do concurso nacional.

O vencedor local concorre a uma etapa no evento nacional, disputando o título de melhor ‘buteco’ do Brasil. O campeão nacional será conhecido em julho.
 
HOMENAGENS
 
Mussa participou outras seis vezes do Comida di Buteco. Já foi vencedor outras duas vezes, além de um segundo e um terceiro lugares. Há três anos, na etapa nacional, ficou em quarto lugar no país. “Este ano sei que sou capaz, vou ser campeão nacional. As comidas de Minas são gostosas, não perdem para nenhum outro estado”, diz Mussa.

O Mussa Petisqueira é um bar tradicional no bairro Tubalina e existe há 40 anos. Desse tempo, os últimos sete anos com o nome atual. No local, as receitas que competiram nos anos anteriores foram integradas ao cardápio. É o caso do quibe assado, maia com cheddar, rocambole de frango e calabresa, entre outros petiscos que agradaram tantos paladares.

Mussa conta que seus pratos são testados em casa, quando prepara a comida para a esposa e os filhos. “A minha família tem tradição de cozinheiro, minha mãe, minha avó. Eu sempre gostei de cozinhar e aperfeiçoar, dar uma modificada. E isso pegou”, diz.  O tri campeão do Comida di Buteco diz que gosta de homenagear as pessoas com seus pratos. Ano passado, por exemplo, o prato fazia uma homenagem a ‘tia Zilá’. Já nesta edição, ele quis prestigiar o primo ‘Lulu’. Para o próximo ano ele já tem em mente o homenageado da vez. “Vai ser o tira-gosto do Vandão. Tudo que eu faço, me inspiro nele. Ele era um mestre, foi o maior fazedor de tira-gosto de Uberlândia. No ano que vem meu prato vai ser em homenagem a ele”, disse Mussa se referindo ao empresário Elvando Rodrigues, o Vandão, já falecido.
 
RESULTADO
 
1º lugar – Mussa Petisqueira - prato Trem Bão Uai
2º lugar - Bar do Carlinho - prato Bem Bolado
3º lugar – Recanto da Cevada -  prato Coxinha de Feijoada Frita

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90