Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/05/2019 às 14h17min - Atualizada em 16/05/2019 às 14h17min

Cerca de 60 mil pessoas precisam se imunizar contra a gripe em Uberlândia

Campanha de vacinação termina neste mês; dos faltosos, 20 mil são crianças

DA REDAÇÃO
Campanha de imunização acontece em UAIs, UBSs e UBSFs da cidade | Foto: PMU/Secom/Divulgação
Cerca de 60 mil pessoas que fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação ainda não se imunizaram em Uberlândia. Segundo a Secretaria de Saúde, dos faltantes, 20 mil são crianças. A ação, iniciada no dia 10 de abril, se encerra no final deste mês.

Até terça-feira, a cobertura vacinal do público-alvo tinha atingido 65% em Uberlândia. “A meta mínima é de 95% e precisamos chegar neste número para que as pessoas não fiquem desprotegidas, principalmente as crianças, que são mais vulneráveis”, disse Claubia Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização.

Para ampliar a cobertura vacinal entre o público infantil, até o fim do mês as equipes da atenção primária estarão indo às escolas para garantir que as crianças menores de seis anos sejam imunizadas. A estratégia acontece por meio do Programa Saúde Escolar e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Somente serão vacinadas as crianças que estiverem na presença dos pais ou responsáveis e com apresentação do cartão de vacinas.

Cada unidade de saúde ficou responsável por fazer a sensibilização com os pais ou responsável e comunicar as datas do agendamento da vacinação nas escolas.

FIM DE SEMANA
No próximo sábado (18), a equipe de atenção primária da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tibery estará em cinco escolas que fazem parte da área de cobertura. A partir das 8h, os pais podem aproveitar o Dia da Família na Escola para vacinar as crianças. As ações serão nos Emeis Maria Pacheco Rezende, Zacarias Pereira da Silva, Profª Carmelita Veria dos Santos e no anexo da Escola Municipal Milton de Magalhães Porto.

Ainda no sábado, os alunos das escolas Profª. Maria Leonor de Freitas Barbosa, Emei Profª Veridiana, Emei do Bairro Luizote de Freitas, Emei Jean Piaget (mais anexo) e Centro Solidário de Educação Infantil de Uberlândia também terão à disposição as equipes da atenção primária realizando a vacinação. A imunização será feira pela unidade referente à área de cobertura da escola.

CAMPANHA
São considerados integrantes dos grupos prioritários: trabalhadores de saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, policiais civis, militares, bombeiros, membros ativos das forças armadas, além das gestantes crianças de seis meses a menores de seis anos.

Pessoas acamadas e que se encontram no grupo prioritário devem agendar a visita de um técnico em casa para aplicação da vacina pelo 0800-940-1480. A vacinação contra a gripe é realizada nas UBSF e UBS, das 7h30 às 16h30, e nas UAIs (exceto São Jorge e Morumbi) das 8h às 20h.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90