Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/05/2019 às 18h42min - Atualizada em 09/05/2019 às 18h42min

​Fiemg se reúne com prefeitos e representantes para capacitação em Uberlândia

Segunda etapa do treinamento acontece no fim deste mês

MARIELY DALMÔNICA
Encontro aconteceu na sede da Fiemg em Uberlândia | Foto: Mariely Dalmônica
Prefeitos e representantes dos municípios da região do Vale do Paranaíba que integram a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) se reuniram em um evento de capacitação na tarde desta quinta-feira (9), na sede de Uberlândia. O projeto, chamado de Plano Regional de Atração de Investimentos (Prai), teve início em 2017 pela Gerência de Atração de Negócios e Investimentos do Sistema FIEMG em Belo Horizonte, e só neste ano chegou a Uberlândia.

O evento, que também foi realizado em todas as outras 11 regionais do Sistema de Minas Gerais, tem o objetivo de aumentar a competitividade dos municípios por meio de atração de investimentos estimulados, tanto pelos agentes locais da FIEMG, quanto pelos prefeitos de Abadia dos Dourados, Araguari, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Uberlândia, Romaria e Tupaciguara.

Segundo o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Spina, o projeto serve para levantar o potencial dos municípios e como base de dados para a região. “Temos que pensar em como divulgar nossa região para os empresários, a capacitação será feita para isso”, afirmou.

De acordo com Gustavo Macena, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), parceiro da Fiemg, a fundação tem a missão de atender a sociedade e impulsionar o desenvolvimento local. “Os municípios devem estar preparados para receber empresas para gerar investimento, devem saber como fazer um plano de investimento, para que o empresário enxergue o potencial da região”, disse. Ainda segundo Macena, uma segunda etapa da capacitação será realizada no dia 31 deste mês.

Junia Cerceau, gerente de atração de investimentos do Sistam Fiemg, foi uma das palestrantes na tarde de ontem. De acordo com ela, trazer investidores para Uberlândia e região não é uma tarefa fácil, mas é de extrema importância que os prefeitos estejam preparados parados para esse primeiro contato.


 
“Os investidores procuram, de uma maneira geral, um bom mercado consumidor, mão de obra bem formada e uma cadeia produtiva. Mas isso pode variar de acordo com o perfil do setor”, afirmou. Segundo a gerente de atração e investimentos, os setores de agronegócio, de telecomunicações e de logística são os mais procurados por empresas nos municípios que integram o Vale do Paranaíba.


O prefeito de Indianópolis, Lindomar Borges, compareceu ao encontro para procurar maneiras de desenvolver ainda mais o município, que recentemente recebeu um investimento de R$3.000.600 para construir uma indústria de celulose, que deve começar a funcionar em 2022. “É um município pequeno, mas que está sendo bem-vindo por empresários. Estamos procurando mais investimentos, inclusive na área do turismo”, afirmou.

Além de Borges, Dário Borges de Resende, prefeito de Cascalho Rico, Anuar Arantes Amui, prefeito de Prata, Sandro Domingos Parreira representando o prefeito de Monte Alegre, Juberson de Melo Cunha, representando o prefeito de Araguari e Raphael Leles, representando o prefeito de Uberlândia.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90