Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/05/2019 às 07h40min - Atualizada em 08/05/2019 às 07h40min

Livro infantil será lançado na sexta-feira (10) em Uberlândia

“Xi...Molhei a cama” trata de forma leve e divertida um problema que pode constranger as crianças e os pais

ADREANA OLIVEIRA
Déborah Borges e Maria Joana Costa estão em uma nova parceria para o público (Divulgação)
“Xi... molhei a cama”... quantas crianças já não acordaram ou acordam com essa exclamação na cabeça? E como os pais, familiares ou cuidadores devem lidar com a situação de forma a não constranger os pequenos? Foi pensando nisso que a professora e escritora Maria Joana Costa e a ilustradora Déborah Borges lançam, na sexta-feira (10), na Casa da Cultura, o livro que tem exatamente o nome que abre este texto.

Elas aproveitam o mês de maio, no qual é lembrado, na última terça-feira do mês, o dia mundial da enurese infantil (ou o famoso xixi na cama). “É importante que as pessoas saibam que existe tratamento, há centros de apoio e procurem por eles e por especialistas que podem ajudar. Nesta história que contamos a ideia é divertir e não constranger as crianças que sofrem com esse problema”, disse Maria Joana em entrevista ao Diário de Uberlândia.

Maria Joana e Déborah são graduadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – a primeira em História e a segunda em Artes – e trabalharam juntas nos anos 90 em suplemento infantil publicado no extinto jornal “Correio de Uberlândia”.

“Aquele projeto despertou na gente essa vontade de escrever. Há uns 3 ou 4 anos a escola do meu filho recebeu a visita de uma editora e ele perguntou por que eu não escrevia um livro. Lembro que fiquei pensando na ideia e até fui atrás de informações sobre preços, o que me desmotivou um pouco”, recorda a escritora.

Foi quando Maria Joana reencontrou Déborah, depois de um período separadas. Conversaram sobre o que cada uma pretendia e eis que surgiu o primeiro livro, “De bicicleta por aí” (2018), o lançamento deste mês, “Xi... Molhei a cama” e já está em fase de produção um terceiro livro sobre adoção. “A Déborah é parceira mesmo e me cobrou um valor de coração mesmo, por isso mesmo com toda essa crise conseguimos lançar os livros. Além de ilustrar ela faz toda o design gráfico do livro, entrega já pronto para a impressão”, contou a escritora.

Até então, Maria Joana publicou “Xi...molhei a cama” em coletâneas, mas enxergava o potencial para o livro no qual uma mãe tem as ideias mais mirabolantes para buscar situações nada convencionais para buscar soluções para o que incomoda o filho. “Não é um livro de lição de moral e o que nos mantém em projetos como esse são os feedbacks que temos dos leitores que se emocionam com essas histórias”, disse Maria Joana.

“Xi...molhei a cama” (independente, 28 páginas) está à venda por R$ 25 nas livrarias Pró-Século e Despertar, em Uberlândia. Na próxima sexta-feira, no lançamento, a obra poderá ser adquirida por R$ 20 e ainda sair autografado pelas autoras.

O livro já tem lançamento confirmado na Fliaraxá deste ano, que acontecerá de 19 a 23 de junho no Tauá Grande Hotel. “Estou sempre atenta aos eventos literários e pra nós é uma realização lançar esse projeto em um festival literário como este, que tem crescido muito. Eu já fui a algumas edições e fico praticamente todos os dias, é como se estivesse morando lá”, comemora Maria Joana.
 
SERVIÇO

O QUE: lançamento do livro infantil “Xi... molhei a cama”
QUEM: Maria Joana Costa (autora) e Déborah Borges (ilustradora)
QUANDO: Sexta-feira (10), às 19h
LOCAL: Casa da Cultura (Praça Cel. Carneiro, 89, Fundinho)
CLASSIFICAÇÃO: livre
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3255-8252

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90