03/05/2019 às 07h52min - Atualizada em 03/05/2019 às 07h52min

Residência em laboratório vira livro

ADREANA OLIVEIRA
Uma das ilustrações de Alexandre Carvalho para o livro que será lançado nesta noite (Alexandre Carvalho/Divulgação)
O ambiente de um laboratório de genética pode levar a inúmeras dissertações, com centenas de páginas e possivelmente acessadas por um número restrito de pessoas. Porém, um grupo de artistas transformou uma residência no laboratório de Genética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em um livro que será lançado nesta noite, no Museu Universitário de Arte (MUnA).

O “Manual de como fazer sua própria mosca transgênica” (52 páginas) foi elaborado por Fabíola Fonseca, João Agreli, Rosemário Sousa e Alexandre Carvalho que fizeram a residência sob a coordenação do professor Carlos Ueira. Nas palavras dele, no prefácio do livro, “a bioarte é mágica sim! Mexe com a imaginação. É uma força motora que transforma o terreno inóspito das relações humanas na Ciência em uma grande área com vegetação típica de primavera”.

Rosemário Souza conta que o projeto começou em setembro de 2017 com os três artistas de Uberlândia e a paraense Fabíola Fonseca. O processo de composição do livro juntou elementos da ciência e da arte para produzir essa narrativa que supostamente ensina como produzir as moscas transgênicas.

A obra será distribuída gratuitamente no lançamento e depois estará disponível para venda por R$ 20.

SERVIÇO

O QUE: lançamento do livro “Manual de como fazer sua mosca transgênica”
QUEM: Fabíola Fonseca, João Agreli, Rosemário Souza e Alexandre Carvalho
QUANDO: hoje, das 19h30 às 21h
LOCAL: Museu Universitário de Arte (MUnA) (Praça Cícero Macedo, 309, Fundinho)
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3231-9121

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »