Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/04/2019 às 07h41min - Atualizada em 04/04/2019 às 07h41min

Kits escolares serão entregues até o fim do mês em Uberlândia

Demora na entrega dos objetos ocorreu devido a atrasos e interrupções nas licitações, segundo a secretária de educação

MARIELY DALMÔNICA
(Mariely Dalmônica)
Cerca de 58 mil alunos, de 120 escolas municipais, receberão os kits de materiais escolares e uniformes até o fim de abril, de acordo com o prefeito Odelmo Leão. As aulas na rede pública municipal tiveram início no dia 18 de fevereiro. A demora na entrega dos objetos aconteceu devido a atrasos e interrupções nas licitações, segundo afirmou a secretária de Educação, Tânia Toledo, após a apresentação dos kits, que aconteceu na tarde de ontem no Centro Administrativo Municipal.

De acordo com a secretária, as ações para a compra dos materiais iniciaram em outubro do ano passado. “Sabemos que a lei que temos que seguir para fazer as licitações é difícil, mesmo a gente começando em tempo hábil. Queríamos entregar o kit já no primeiro dia de aula, mas aconteceram algumas interrupções”, disse. Em 2018, a entrega dos kits também foi finalizada na última semana de abril.

Neste ano, foram investidos R$ 9,84 milhões de recursos da Quota Municipal de Salário Educação (Qmse), repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde). Cerca de R$ 500 mil de recursos próprios da Prefeitura foram investidos nas camisetas de uniforme.

Ainda segundo a secretária, os uniformes já estão sendo entregues nas unidades de ensino, e a entrega dos materiais terá início ainda nesta semana. Até o fim do mês todos os alunos estarão com os objetos em mão, de acordo com Tânia.
 
KITS

Neste ano, sete kits diferentes foram elaborados de acordo com a faixa etária dos alunos. As crianças de até dois anos irão receber um kit com oito objetos, que incluem tinta guache e giz de cera. Os alunos de dois anos receberão 14 itens, como canetinha e apontador. Crianças de três anos irão receber 16 itens. Alunos dos demais níveis de educação infantil ganharão 22 itens. Os estudantes do ensino fundamental irão receber 20 objetos e os kits dos integrantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) contarão com 15 peças.

Segundo Fabiana Cardoso, diretora da Escola Municipal Domingos Pimentel, uma das primeiras escolas a receber os kits, os alunos sem materiais escolares estavam usando cadernos provisórios até que os novos itens fossem entregues. “Temos alunos de classe média, mas temos alunos que os pais não têm condição, que estão esperando os kits chegarem. Essa entrega vai ser muito importante”, afirmou.

Para a diretora, a entrega dos uniformes também será importante para garantir segurança para os alunos e funcionários da escola.
 
CONCURSO
 
Após a entrega dos kits de materiais escolares e uniformes para uma turma de alunos da Escola Municipal Domingos Pimentel, o prefeito afirmou que ainda neste ano o Município irá realizar um concurso para professores. “Todo ano, em dezembro, há dispensa e em janeiro começa a fila de contratação. Vamos dar posse também neste ano”, disse Odelmo.

Há mais de dez anos, o Município não realiza um concurso para docentes. Em julho do ano passado, a então secretária de Educação Célia Tavares informou à reportagem do Diário de Uberlândia que um concurso estava sendo preparado, mas não havia nenhuma previsão de data. Em 2016, a Prefeitura chegou a aplicar uma prova, mas o concurso foi cancelado devido a algumas irregularidades apontadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90