Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/03/2019 às 15h15min - Atualizada em 27/03/2019 às 15h15min

Biblioteca da UFU adquire óculos para pessoas com deficiência em Uberlândia

Dispositivos estão em fase de testes e serão disponibilizados no campus Santa Mônica a princípio

DA REDAÇÃO
Óculos irão reproduzir em áudios os textos do acervo da biblioteca | Foto: Reprodução/Marco Cavalcanti

Com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual e dislexia, o Sistema de Biblioteca (Sisbi) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) adquiriu três óculos equipados com microcâmeras inteligentes para serem utilizados por alunos da instituição.

Os dispositivos foram desenvolvidos em Israel e cada um custou mais de R$ 16 mil. A aquisição faz parte do projeto de tecnologia assistiva da Sisbi e foi financiada com verba oriunda de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrados pelo Ministério Público Federal.

A funcionalidade do óculos visa reproduzir em áudios os textos em português, inglês e espanhol encontrados no acervo da biblioteca. Além disso, ele é capaz de reconhecer pessoas, placas e fazer leitura de códigos de barra. Os óculos estarão disponíveis para o público após um período de treinamento dos servidores que fazem o atendimento na Biblioteca Central, no campus Santa Mônica.

A expectativa é que outros campi da instituição também recebam esses serviços. 
De acordo com o reitor Valder Steffen Júnior, também será criado um espaço especial para o atendimento de pessoas que têm alguma limitação visual. O projeto-piloto já está pronto e os recursos já foram repassados para a universidade.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90