Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/03/2019 às 18h33min - Atualizada em 25/03/2019 às 19h14min

Três Unidades Básicas de Saúde da Família serão construídas em Uberlândia

Equipes que já atuam nos bairros serão realocadas de casas alugadas aos novos espaços

DANIEL POMPEU
Assinatura para construção das UBSFs ocorreu nesta segunda (25) na prefeitura | Foto: Valter de Paula/Secom/PMU
A Prefeitura de Uberlândia anunciou na tarde desta segunda-feira (25) a construção de três Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). As novas unidades serão nos bairros Jardim das Palmeiras, Jardim Ipanema e Marta Helena.

De acordo com a prefeitura, as obras devem beneficiar cerca de 15 mil moradores das regiões sul, leste e norte da cidade. O prefeito Odelmo Leão (PP) assinou a ordem de serviço em uma reunião no Centro Administrativo Municipal com secretários, vereadores da base do governo e representantes comunitários dos bairros contemplados.

O custo total das obras será de R$ 4,86 milhões, pagos às construtoras Fiel Rosa, Service e ARL, vencedoras dos processos licitatórios. Os recursos são provenientes do município e emendas parlamentares de Odelmo Leão quando ainda era deputado federal. As obras estão marcadas para começar no dia 1° de abril e têm previsão de conclusão de oito meses.

Os três bairros já contam com uma UBSF cada, mas estas estão alocadas em casas residenciais alugadas pela prefeitura. As obras têm o objetivo de criar um espaço projetado para os atendimentos realizados nas unidades. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, não haverá contratação de novos funcionários para atuação nas unidades. As equipes, que reúnem enfermeiros, dentistas e outros agentes de saúde, serão realocadas dos espaços atuais para os novos.

"As condições de trabalho em casas alugadas são muito improvisadas, são muito desfavoráveis para as equipes e consequentemente isso se reflete no atendimento à população”, disse o secretário de Saúde do município.

Ele reconheceu a existência de morosidade no atendimento dos serviços básicos de saúde e apontou que a não contratação de mais funcionários se deve a falta de recursos financeiros da prefeitura.

“Nós não temos orçamento de custeio para expandir o sistema. Existe a demanda, a população precisa desses recursos, mas o momento não permite que nós atendamos a demanda.” O secretário citou a epidemia de dengue como um dos fatores que tem gerado sobrecarga no sistema de saúde.

Confira o endereço das novas unidades:

- UBSF Marta Helena – Avenida Balaiadas, esquina com a avenida Elis Regina;

- UBSF Jardim das Palmeiras – Avenida Paulo Firmino, esquina com a rua Aimorés;

- UBSF Jardim Ipanema - Avenida Ayres Roberto Barcelos, esquina com a alameda 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90