Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/03/2019 às 09h00min - Atualizada em 15/03/2019 às 09h00min

CCZ chama mais 32 agentes e recebe quatro novos fumacês em Uberlândia

Profissionais devem começar a atuar em uma semana; reforço pode chegar a 100

MARIELY DALMÔNICA
Novos agentes passam por treinamento mais curto para atuarem já na próxima semana | Divulgação: Secom/PMU
Pelo menos 32 novos agentes já foram contratados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Uberlândia para atuarem no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o coordenador do Centro, José Humberto Arruda, o número de novos agentes pode chegar a 100 novos agentes.

Os primeiros 32 profissionais foram aprovados em um processo seletivo e já estão em treinamento para atuar nas ruas em até uma semana. Mais quatro novos veículos fumacê também devem começar a transitar no município até o fim de semana.

O processo seletivo de contratação já estava em andamento antes do Município anunciar que estava em situação de epidemia, segundo Arruda. Os aprovados começaram a ser chamados nesta semana - 10 novos agentes começaram a qualificação na quarta-feira (14) e 10 iniciaram o processo de contratação ontem.

“Falamos sobre as regras do programa, o uso dos inseticidas e todos os procedimentos. Depois disso ele [o agente] vai trabalhar em parceria com outro servidor, e posteriormente passa a trabalhar sozinho”, afirmou o coordenador da Zoonoses.

Ainda segundo Arruda, a intenção é que os novos agentes comecem a visitar imóveis em até uma semana. O treinamento costuma demorar duas semanas, mas como o Município está em situação de epidemia, o processo será mais curto.

De acordo com o coordenador, o total de 100 novos agentes devem começar a trabalhar nos próximos dias. “Estamos seguindo a lista de processo seletivo, se houver desistência, vamos fazer um novo processo”, afirmou. Atualmente, o município conta com 280 agentes, distribuídos em 14 equipes que trabalham em diferentes vertentes.

Hoje, a Prefeitura está com quatro veículos fumacê em funcionamento nas ruas, três foram disponibilizados pelo Estado e um pelo Município. De acordo com Arruda, quatro novos carros, adquiridos pela Prefeitura, devem entrar em funcionamento neste fim de semana.

“Eles estão circulando diariamente pela manhã e ao anoitecer. Estão passando pelo Morumbi, Presidente Roosevelt e Shopping Park. Com um [fumacê] só fizemos Luizote, Guarani e Tocantins”, disse. Segundo o coordenador, os veículos são direcionados para os bairros onde tem maior notificação.

NÚMEROS
A Secretaria de Estado de Saúde divulgou no início desta semana que Uberlândia já tem 5.642 casos suspeitos de dengue só em 2019. Segundo o último boletim epidemiológico, foram mais de 44 mil casos suspeitos em Minas Gerais desde o começo do ano. O número contabilizado até o momento já supera o total registrado no ano passado, que foi de 30.022 registros. Uberlândia também foi uma das duas cidades mineiras que registraram óbito pela doença neste ano.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90