11/03/2019 às 13h57min - Atualizada em 11/03/2019 às 13h57min

Semana é marcada por atividades gratuitas com foco nos direitos do consumidor em Uberlândia

Ações são desenvolvidas em conjunto com o Procon e Câmara Municipal; confira a programação

DANIEL POMPEU
Semana do Consumidor contará com atendimento especial para os uberlandenses | Foto: Procon/Divulgação
Quem está com dívidas, pendências financeiras ou quer se informar sobre seus direitos como cidadão têm uma oportunidade. O Procon e a Câmara Municipal de Uberlândia realizam nesta segunda-feira (11) até a próxima sexta-feira (15) a Semana do Consumidor. As atividades marcam o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, e serão gratuitas.

De acordo com o superintendente do Procon de Uberlândia, Abatênio Marquez, é importante que a população participe para ficar a par de seus direitos como consumidor. “O que nós queremos com a semana é conscientizar o cidadão dos direitos dele. Às vezes, a pessoa deixa de procurar ajuda por desconhecimento. Realmente é levar essa defesa do consumidor para a população como um todo”, explicou.

Nesta segunda e na terça, o encontro ocorre no Procon entre 9h e 16h. Quem comparecer terá a oportunidade de negociar contas de telefonia (na segunda-feira) e do plano de saúde Unimed (na terça-feira). "A promessa das empresas é que haja um tipo de negociação que não é feita normalmente, vão fazer porque tem esse acordo com o Procon”, diz Marquez.

Ainda nesta terça, haverá uma palestra aberta à população, às 19h, com o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor e coordenador regional do Procon Minas Gerais, Fernando Martins. O evento ocorre no plenário da Câmara Municipal.

Já na quarta e quinta-feira, o Procon Móvel estará na praça Tubal Vilela entre 9h e 17h realizando atendimentos ao consumidor, além da presença de órgãos da Prefeitura, que oferecerão atividades e orientações de prevenção da dengue, aferimento de pressão e glicemia.

A Semana do Consumidor acontece juntamente com o “Feirão Limpa Nome Bancário”, no segundo piso da Praça Central da Câmara. O atendimento, realizado entre 8 e 17h do dia 15, é destinado àqueles que queiram renegociar dívidas de bancos cadastrados na Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Haverá uma frente de 40 terminais com assessores parlamentares treinados pelo Procon para atender a população. As inscrições podem ser feitas no local.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Hélio Ferraz (PSDB), o Baiano, o objetivo das atividades e parceria da Câmara com o Procon é oferecer a oportunidade da população exercer sua cidadania. “O importante é a informação, orientação, para que o cidadão tenha oportunidade de limpar o seu nome, que é um direito. Você cria oportunidade. Esse é o nosso dever como poder público.”
 
PROGRAMAÇÃO
 
Dia 11
Das 09h às 16h: resolução de pendências financeiras com companhias telefônicas no Procon (Av. Afonso Pena, 1612)
 
Dia 12
Das 09h às 16h: resolução de pendências financeiras relacionadas à planos Unimed no Procon
19h: Palestra “O Lugar do Direito do Consumidor na Pauta Universal” com o coordenador regional do Procon Minas Gerais no Plenário da Câmara Municipal
 
Dias 13 e 14
Das 9h às 17h:
Procon Móvel realiza atendimento da população na Praça Tubal Vilela
 
Dia 15
Das 8h às 17h:
Feirão Limpa Nome Bancário para negociação de dívidas em banco no segundo piso da Praça Central da Câmara
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »