Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/03/2019 às 13h52min - Atualizada em 08/03/2019 às 13h52min

Ações oferecem aulas de defesa pessoal para mulheres em Uberlândia

Espaços vão oferecer aulas gratuitas para o público feminino durante o mês de março

MARIELY DALMÔNICA
Aulas têm foco em técnicas de defesa que simulam situações de riscos em Uberlândia | Foto: Mariely Dalmônica
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), o Centro de Krav Maga Uberlândia e o Studio Zeiza Dojo irão oferecer aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres, com foco em técnicas de defesa que simulam situações de riscos. As ações ocorrem ao longo de todo o mês, para o caso do Centro, ou neste sábado, no Dojo.

No Centro de Krav Maga, as aulas acontecem às terças e quintas-feiras. A inscrição é gratuita e quem quiser participar deve comparecer na academia às 7h30, 8h30 ou 12h30, horários das aulas. As interessadas devem usar roupas leves e confortáveis, que não atrapalhem os movimentos.

O Krav Maga, que chegou à Uberlândia há quase seis anos, tem origem israelense e é conhecido mundialmente como arte de defesa pessoal, e não como arte marcial. Segundo o instrutor Fernando Cordeiro, o objetivo é ensinar qualquer pessoa, independentemente de sexo ou preparo físico, a se proteger.

“Diferentemente das artes marciais tradicionais, no Krav Maga você tem que fazer qualquer coisa para conseguir sobreviver”, disse. A idade mínima para praticar a atividade é oito anos.

O sistema de graduação do Krav Maga é por cores de faixas e em cada etapa são ensinados diferentes exercícios, com níveis gradativos de dificuldade.

A ação para as mulheres é da Federação Sul-Americana de Krav Maga e acontece há alguns anos nas academias filiadas. “Antigamente fazíamos um workshop em um sábado de março, agora fazemos o mês inteiro, em qualquer academia da federação”, disse Thiago Silva, instrutor que irá ministrar as aulas gratuitas durante o mês de março.

De acordo com Fernando, devido às campanhas, cada vez mais mulheres começam a treinar. “Hoje em dia temos muitas mulheres treinando. Em artes marciais, elas não chegam a 10% [dos participantes], mas no Krav Maga é 30%, sendo que aqui em Uberlândia ultrapassamos a faixa: temos 40% de alunas.”

A professora Ana Teresa Sousa pratica Krav Maga há cerca de três anos e apoia o projeto da federação. A aluna se interessou pela arte de defesa pessoal quando viu notícias de estupro que aconteceram em Uberlândia.

“A gente pode discutir violência da mulher, pode discutir as leis, mas, querendo ou não, ainda é um problema. Chega um ponto em que você se encontra em uma situação de violência e não há o que fazer”, afirmou Ana Teresa, que sempre gostou de praticar esportes e fazer exercícios com algum objetivo.

AULÃO
Neste sábado (9), o Studio Zeiza Dojo irá oferecer um aulão de defesa pessoal para mulheres, das 9h às 11h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do WhatsApp (pelo telefone 99123-3535). Para participar é necessário levar 1 litro de leite.

O projeto teve início em 2016 e é idealizado pela professora de karatê Zeiza Matildes. Segundo ela, o objetivo é fazer com que as mulheres tenham consciência de que precisam cuidar da própria segurança. “Os dados de violência contra as mulheres são alarmantes. Elas estão entendendo que precisam agir, e agir segundo às leis.”

A ação é voltada para mulheres maiores de 18 anos ou maiores de 16 acompanhadas de algum responsável. As inscrições podem ser feitas até hoje e somente 16 vagas serão abertas, segundo Zeiza.

A advogada de 43 anos Valéria Nunes, nunca praticou nenhum tipo de luta ou defesa pessoal, mas neste mês se interessou pela aula a ser ministrada por Zeiza. “Creio que todas as mulheres deveriam saber se defender. Como advogada, defendo que a mulher tem que ser ciente dos seus direitos e saber defesa pessoal”, afirmou.
 
SERVIÇO
KRAV MAGA MULHERES
Quando: durante todo o mês de março nas terças e quintas-feiras às 7h30, 8h30 e 12h30
Local: avenida Floriano Peixoto, 3040, bairro Brasil
Inscrição gratuita
 
 
AULÃO DO STUDIO ZEIZA DOJO
Quando: sábado (9) à 9h
Local: rua Graciano Faria Arantes, 47, bairro Granada
Inscrição: 1 litro de leite

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90