Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/02/2019 às 08h30min - Atualizada em 23/02/2019 às 08h30min

Fumacê já está passando por seis bairros de Uberlândia

Área de abrangência pode ser ampliada em função do aumento do número de casos da doença

NÚBIA MOTA
Aplicação está ocorrendo sempre das 6h às 8h30 e retornando das 18h às 22h | Foto: Foto p10luz/Secom/PMU
O fumacê, usado no combate ao mosquito da dengue, vem sendo aplicado desde o dia 6 em Uberlândia, primeiro no bairro Tocantins, e agora já foi expandido para outros cincos pontos da cidade. A ação agora abrange os bairros Guarani, Taiaman, Mansour e recentemente foi para o Luizote de Freitas e o Jardim Patrícia, mas a expectativa é que ainda aumente a área de abrangência.  A medida foi tomada depois do aumento do número de casos de dengue no município. O último Boletim Epidemiológico, divulgado no início desta semana pela Secretaria de Estado da Saúde, apontou 2.017 casos prováveis da doença em Uberlândia.

Hoje, três carros com equipamentos acoplados para borrifar o adulticida nas casas estão disponibilizados para atender as 18 cidades pertencentes à Superintendência Regional de Saúde (SRS), sendo que um está em Uberlândia e os outros dois estão em Prata e Araguari, considerados os municípios com o maior número de incidência e notificações.

Em Uberlândia, a aplicação está ocorrendo sempre das 6h às 8h30 e retornando das 18h às 22h, mas o horário pode ser alterado de acordo com as condições climáticas, como chuva, vento e temperatura, respeitando ainda o intervalo de 4 a 7 dias.

“Juntos, esses bairros somam cerca de 50% dos casos notificados em Uberlândia. Por isso, estamos entrando com essa ação mais ostensiva nessas localidades”, explicou o coordenador do Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, José Humberto Arruda.

Apesar do trabalho, a coordenadora regional de Vigilância Epidemiológica da SRS, Patrícia Nashioka, pede à população de todos os bairros de Uberlândia que também faça a sua parte, evitando os focos do mosquito dentro de casa. Já a orientação exclusiva para os moradores dos locais onde tem o fumacê é abrir portas e janelas para o produto alcançar o interior das residências, cobrir gaiolas de pássaros e alimentos expostos durante a aplicação e retirar a água e alimentos dos animais domésticos no momento em que o veículo estiver passando.

“Não estamos com falta de insumo. A quantidade é suficiente para atender as 18 cidades e pode acontecer de ir para outros bairros de Uberlândia. É importante ressaltar que a população é uma parceira imprescindível para desenvolver as ações e ter sucesso, principalmente na eliminação dos focos ”, afirmou Patrícia.

Moradora do bairro Tocantins há quase um ano, a dona de casa Tábita Lorrayne da Costa Armosino teve dengue recentemente e tem medo de que a filha de nove meses também fique doente. “Que bom que estão passando com o fumacê. Vai ser bom para prevenir. A gente não deixa nada acumulando água no quintal, nada que possa virar criadouro. Mas a gente não sabe como estão os cuidados dos vizinhos. É uma doença muito ruim, que a gente fica com muita dor no corpo. Não quero isso para minha filha de jeito nenhum”, disse Tábita.

Além do bloqueio, os agentes do Centro de Controle de Zoonose estão diariamente nas ruas no trabalho de eliminação de focos. Para isso, os servidores visitam os imóveis verificando possíveis criadouros e orientando a população sobre os cuidados necessários para não permitir a proliferação do mosquito, que além de dengue, também é o transmissor dos vírus da zika e chikungunya. Os imóveis fechados para venda ou aluguel também são visitados pelos agentes por meio de uma parceria entre o Município e as imobiliárias.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90