Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/02/2019 às 08h23min - Atualizada em 13/02/2019 às 08h23min

Uganga lança single e realiza oficinas

Aulas gratuitas acontecem no próximo final de semana em Uberlândia

ADREANA OLIVEIRA
Banda mineira Uganga trabalhou por dois anos no álbum “Servus”, que será lançado em março | Foto: Divulgação
A banda mineira Uganga começa 2019 com tudo. No próximo mês eles lançam o CD “Servus”, que terá produção de Gustavo Vazquez e do vocalista Manu, mais conhecido como Joker. Trata-se do quinto álbum de estúdio dos mineiros e tem o desafio de suceder o ótimo “Opressor” (2014).

O videoclipe do primeiro single já foi liberado, traz o nome do álbum e pode ser assistido no canal do Uganga no YouTube. Produzido por Eddie Shumway e Joker, o videoclipe de “Servus” foi filmado em três diferentes locações na zona rural de Araguari, próximo à divisa com o estado de Goiás. Eddie explica que a música trata de conflitos ideológicos, filosóficos e por isso levaram uma interpretação metafórica para o videoclipe, como numa situação de aprisionamento. “Optamos por um roteiro que contasse uma história de busca. Busca por sabedoria e liberdade. Por isso mesmo escolhemos uma locação de grandes dimensões, tanto para tornar a busca perceptível e abrangente como para mostrar o infinito das possibilidades”.

Enquanto finalizam a produção do disco os músicos se preparam para oficinas gratuitas que darão no próximo final de semana em Uberlândia. Uberlandenses, músicos ou não, podem participar. As oficinas são uma contrapartida da banda que teve o projeto do álbum aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria de Cultural de Uberlândia.

Mas não foi só esse financiamento que “Servus” conquistou. Uganga também foi selecionado pela Wacken Foundation, fundação ligada ao festival de Wacken Open Air, maior festival de heavy metal do mundo.

Segundo o vocalista, contar com esses aportes financeiros permitiram que a banda fizesse o disco com calma e da forma como sempre quiseram fazer uma produção. “Já estamos envolvidos com esse projeto há dois anos e gravamos em um estúdio legal, com um bom produtor, a arte da capa foi feita por um cara super conceituado no meio, que é o Wendel Araújo, que tem ilustrações em capas como do Ratos de Porão”, contou.

Sobre a Wacken Foundation, Joker afirma que a banda se sente honrada por ter sido selecionada. “É uma fundação muito conceituada, devem receber muito material e escolheram o nosso. A curadoria é feita por músicos que admiramos e entre os incentivadores da fundação tem nomes como Alice Cooper”, disse Joker.

A ideia é que, na próxima ida do Uganga para a Europa, que deve acontecer em 2020, é agradecer pessoalmente ao pessoal da Wacken Foundation e estreitar mais as relações. E “Servus”, que terá 13 faixas, levará mais do Triângulo Mineiro para o mundo.

Com 20 anos de carreira, além de Joker nos vocais, Uganga traz Christian Franco, Thiago Soraggi e Lucas “Carcaça” (que recentemente substituiu Murcego Gonzales) nas guitarras, Raphael “Ras” Franco no baixo e vocais e Marco Henriques na bateria.
 
SERVIÇO

O QUE: Uganga Oficinas musicais
QUANDO: 16 e 17 de fevereiro
LOCAL: Ovelha Negra Pub Bar (Av. Nicomedes Alves dos Santos, 115, Centro)
PÚBLICO ALVO: interessados, músicos ou não, residentes em Uberlândia
INSCRIÇÃO: pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone e WhatsApp 99265-2827. É preciso informar nome completo, RG, CPF, endereço, telefone e a oficina desejada (veja opções abaixo)

PROGRAMAÇÃO
16/02 das 14h às 15h - Guitarra com Christian Franco, Thiago Soraggi e Lucas "Carcaça"
16/02 das 16h às 17h - Estética/Métrica Vocal e Produção Musical com Manu "Joker" Henriques
17/02 das 14h às 15h - Contrabaixo com Raphael "Ras" Franco
17/02 das 16h às 17h - Bateria com Marco Henriques + Pocket-Show do Uganga

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90