Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/02/2019 às 09h32min - Atualizada em 08/02/2019 às 09h32min

Evento reúne brechós e promove moda sustentável

MARIELY DALMÔNICA
Um evento que irá reunir cerca de 20 brechós e dez artesãos de Uberlândia será realizado pela primeira vez neste final de semana, na Uniube do campus do bairro Granja Marileusa. O 1º Encontro de Brechós e Artesanatos de Uberlândia tem como objetivo tornar o consumo consciente de roupas algo conhecido na região.

Para a organizadora do evento, Ana Cláudia Dias, ao mesmo tempo em que muitas pessoas produzem, consomem e descartam em excesso, uma nova era dos brechós tem surgido, com o aproveitamento de peças modernas e para todos os estilos. “A única maneira de mudar esse cenário [de desperdício] é designar nossa maneira de consumir. Precisamos repensar nossos hábitos de consumo e expandir nossa consciência”, disse Ana Cláudia, que também é proprietária do Anabella Brechó.

Depois de participar de eventos semelhantes em outras cidades, Ana Cláudia se reuniu com proprietárias de brechós da cidade para preparar o encontro. Segundo ela, peças usadas e novas serão vendidas durante o evento, além de produtos artesanais. “Também vamos ter exposição de carros antigos, food truck e tatuagem”, afirmou a organizadora.

Larissa Barbosa, proprietária do Tutti Bella Brechó, será uma das expositoras do encontro no fim de semana. Ela acredita que o evento será positivo para o setor. “As pessoas vão à procura do que vendemos. Atingimos muita gente em um só lugar. O meu principal interesse é a divulgação da loja”, afirmou.

A empresária, que também é médica veterinária, entrou no ramo da moda há pouco mais de um ano, atraída em vários aspectos. “A margem de lucro do brechó é muito maior que uma loja de roupas novas, mas não é qualquer pessoa que abre um brechó e dá certo”, disse.

Para Larissa, o relacionamento com o cliente é muito importante. “Estamos na vida deles para trazer solução”, disse.
 
MERCADO
 
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2015, em menos de um ano, o número de empresas que vendem artigos usados cresceu 8% no País, tanto em lojas físicas quanto pela internet. Dados de 2012 mostram que o comércio varejista de artigos usados avançou 210% em cinco anos no Brasil.

Para Fabiana Queiroz, analista do Sebrae em Uberlândia, o movimento de economia compartilhada e colaborativa tem crescido, principalmente para as pessoas que têm uma visão de compromisso com o mundo. “Esse segmento da moda teve essa ascensão exatamente com esse olhar da sustentabilidade. As pessoas buscam o prazer de ter uma peça exclusiva, que não é algo comum nas outras lojas, e com um valor até mais em conta”, afirmou.

Segundo a analista, quem deseja abrir um negócio como este tem que saber atender diversos estilos e escolher bem as peças, além de investir em um atendimento diferenciado. “As mídias sociais também fortaleceram demais esses segmentos, é uma coisa mais íntima e mais personalizada”, disse Fabiana.
 
 SERVIÇO

1º Encontro de Brechós e Artesanatos de Uberlândia

Dias
: Sábado (9) e domingo (10)
Horário: 10h às 18h
Local: Uniube - av. Floriano Peixoto, 6495, Granja Marileusa
Entrada: 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite que serão doados para instituições de caridade.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90