Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/02/2019 às 08h20min - Atualizada em 07/02/2019 às 08h20min

Após tragédia, Inhotim vai reabrir no sábado

Parque não cobrará ingresso e fará homenagem a vítimas de rompimento da barragem

FOLHAPRESS
Funcionários voltaram a trabalhar ontem em Inhotim, que desenvolveu programação interna | Foto: Cadu Gomes
O Instituto Inhotim, em Brumadinho, deverá reabrir neste sábado (9). Embora não tenha sido danificado pela lama, o parque está fechado há quase duas semanas, desde o rompimento da barragem da Vale na cidade. No dia da reabertura, não haverá cobrança de ingresso aos visitantes -cuja entrada inteira normalmente custa R$ 44-, e o museu funcionará das 9h30 às 17h30. Em homenagem às vítimas da tragédia, a instituição convidará os visitantes a fazer um minuto de silêncio.

Sede de um dos principais acervos de arte contemporânea do país, o local foi evacuado às pressas naquele dia por segurança. Cerca de 80% de seus funcionários moram em Brumadinho e 41 têm familiares desaparecidos ou mortos na tragédia.

Cinco membros de uma mesma família estão entre os mortos e desaparecidos da tragédia em Brumadinho. Eles estavam hospedados em uma pousada e haviam viajado para conhecer o instituto. Segundo o instituto, os funcionários voltaram a trabalhar ontem, em programação interna voltada para acolhimento e bem-estar, com atividades como meditação, ioga e rodas de conversa.

O acesso ao instituto pelo centro de Brumadinho (pela rodovia BR-381) está liberado, mas os acessos pela estrada BR-040 estão interditados após o bairro de Casa Branca. Em nota, o Inhotim disse acreditar que tem um papel fundamental na recuperação da cidade e na superação da tragédia. Muitas pousadas e hotéis foram criados na cidade a partir da sua abertura, em 2006, para abrigar os 350 mil visitantes anuais.

"Acreditamos que a retomada das atividades do Inhotim será uma das principais forças para ajudar Brumadinho e a região a vencerem essa primeira etapa de luto", afirma o diretor executivo do instituto, Antonio Grassi, na nota divulgada pelo órgão.

ATUALIZAÇÃO

O número de mortos após o rompimento de barragem da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais, subiu para 150, conforme balanço divulgado ontem pela Defesa Civil do estado. Desse total, 134 vítimas foram identificadas e 16 permaneciam sem identificação até o fechamento desta edição.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90