Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/12/2018 às 08h07min - Atualizada em 21/12/2018 às 08h07min

Temperatura média do Verão pode crescer 2°C

FERNANDA PARANHOS | ESPECIAL PARA O DIÁRIO
A partir de hoje, as temperaturas marcadas nos termômetros de todo o país vão subir. O verão chegou e, até o dia 22 de março de 2019, quando termina a estação, os dias em Uberlândia deverão ser marcados por calor intenso, na casa dos 33°C, com possível acréscimo de até 2°C nas temperaturas médias. As chuvas breves e intensas que marcaram as últimas semanas da primavera também são esperadas para o período.

De acordo com o climatologista Arcênio Meneses da Silva, professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), o verão que se inicia deve trazer um bom índice pluviométrico. “Tivemos uma primavera com um nível de precipitação maior que os anos anteriores e isso traz uma perspectiva de um verão com chuvas concentradas”, disse. Segundo Silva, essa é uma característica do verão e está dentro da normalidade.

O mesmo acontece com o aumento gradativo da temperatura que, segundo o climatologista Paulo César Mendes, atingirá seu ápice na segunda quinzena de janeiro e vai até o final de fevereiro. Mendes acredita que as temperaturas não devem passar de 36°C, sendo que, historicamente, os dias de verão marcam, em média, 33°C durante a tarde, e 24°C no final da noite e madrugada. O especialista ainda acredita que poderá haver um aumento permanente de 2°C na temperatura média registrada, mas que isso pode não ser perceptível para as pessoas.

A sensação de calor intenso que está presente em Uberlândia e região desde as últimas semanas está diretamente ligada ao aumento da umidade relativa do ar. Paulo César aponta que este é o maior fator de desconforto causado durante a estação. “Às vezes o termômetro está marcando 32°C numa tarde, mas a sensação térmica chega a 36°C. Isso acontece porque o ar, nesta época, fica mais abafado”, disse.

O que alivia o calor são as chuvas de verão, que podem oscilar entre curtas e intensas e amenas e constantes. “Em verões anteriores chegamos a marcar chuvas de até 90mm, um índice alto e dentro dos padrões. São estas chuvas que testam a estrutura das cidades como bueiros e boca de lobo”, disse.
 
MINAS
 
O verão promete ser chuvoso em boa parte de Minas Gerais, segundo Arthur de Paiva Neto, meteorologista da Cemig. “Ao longo deste período, esperamos chuvas ligeiramente acima da média no Noroeste, Norte e Leste de Minas, principalmente entre fevereiro e março. Nas demais regiões do estado, teremos chuvas dentro da normalidade”, aponta.

As previsões indicam que janeiro, como normalmente ocorre, será o período mais chuvoso. Porém, fevereiro deve apresentar precipitações acima da média normal.
 
Uma característica marcante da estação é a duração do dia, que fica mais longo, e também a ocorrência de veranicos, longos períodos sem chuvas, geralmente entre janeiro e fevereiro.

Outro fator importante é que este verão será influenciado pelo fenômeno El Niño, pois as temperaturas superficiais do oceano pacífico se encontram acima da média na região equatorial. “Embora esse fenômeno exerça uma grande influência na pluviometria do Sul e Norte do país, na região Sudeste não há um padrão claro”, afirma o especialista.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90