Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/12/2018 às 08h17min - Atualizada em 20/12/2018 às 08h17min

Bueiros vedados causam prejuízos aos bairros

MARIELY DALMÔNICA
Rua do Tibery tem quatro bocas de lobo tapadas por MDF e materiais semelhantes | Foto: Mariely Dalmônica
Lá vem a chuva. E com ela, muitas vezes, alagamento e problemas. Mas, não é apenas o excesso de água a causa de dor de cabeça da população. A equipe do Diário de Uberlândia esteve a rua Porto Alegre, no bairro Tibery e fotografou quatro bueiros obstruídos por placas de MDF e outros materiais. Uma moradora da rua que preferiu não revelar o nome diz que eles devem ter sido tapados há pouco tempo e suspeita que algum vizinho seja o responsável pela obstrução. A ação pode trazer sérios problemas para o bairro afirma João Ferreira Júnior, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Ele explica que a limpeza dos bueiros da cidade é responsabilidade da pasta que está sob seu comando e que as equipes realizam trabalhos preventivo ao longo do ano e após as chuvas. Mas faz um alerta e um apelo: moradores precisam ter consciência, evitar jogar lixo nas ruas e não obstruir as bocas de lobo.

“Alegam que é para inibir odores, mas impedindo o escoamento de água de forma adequada no local e vai causar um problema”, afirmou o secretário. “Estão colocando em risco o sistema fluvial do bairro”, disse.

De acordo com o Código Municipal de Posturas da Secretaria de Meio Ambiente, a fim de preservar a ambiência urbana e a higiene pública, é proibido “obstruir, com material ou resíduo, caixas públicas receptoras, sarjetas, valas e outras passagens de águas pluviais, bem como reduzir sua vazão por meio de tubulação.”
Moradores que encontrarem bueiros obstruídos por lixo ou vedados devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para fazer a notificação.

Atualmente, a Prefeitura está com três equipes realizando limpeza nos bueiros da cidade diariamente, segundo o secretário. De acordo com João, uma equipe será direcionada para a rua Porto Alegre do bairro Tibery, ainda nesta semana.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90