Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/12/2018 às 08h24min - Atualizada em 13/12/2018 às 08h24min

Natal começa a ser comemorado com teatro, música e artesanato

Além das oficinas, a população poderá assistir as apresentações sem pagar nada

NÚBIA MOTA
A professora Leida Alves entre as alunas Tânia Santos e Noélia Ferreira durante a oficina de flores decorativas na Biblioteca Municipal de Uberlândia | Foto: Núbia Mota
Faltam ainda 12 dias para o Natal, mas a população de Uberlândia já começa a comemorar a data desde essa semana. Quem ainda precisa de inspiração para enfeitar a casa, dá tempo de correr para Biblioteca Sesi Roosevelt, onde tem oficina de flores decorativas, que começa às 8h30.  Mas quem leu a notícia já fora da hora, o Diário de Uberlândia participou da aula e trouxe o passo a passo para você. Na programação, ainda tem mostra cultura, peça teatral, apresentação de música e oficina de dobradura. Tudo com entrada gratuita.

Os eventos vão até o próximo sábado (22). Para quem quer ir para a rua, amanhã e sábado, tem Festival Magia de Natal, das 17h às 21H, na praça Clarimundo Carneiro, em uma união de música, desfiles e muita comida. Uma das principais presenças é a do Papai Noel, que virá precedido por outros 20 personagens. No local, haverá um espaço destinado à arte e à cultura natalina, com peças de artesanato temáticas compostas por aproximadamente 20 artesãos locais. Para os amantes da boa gastronomia, será montada uma praça de alimentação decorada, com comidas típicas, como rabanadas e cupcakes confeitados com motivos natalinos.

A praça Clarimundo Carneiro, um dos maiores cartões postais da cidade, ficará toda decorada,  com luzes em torno do Coreto e do Palácio dos Leões. Dentro das apresentações, tem ainda a Cantatas de Natal, com corais, concertos e músicas natalinas eruditas e religiosas, como a Ave Maria. A programação também terá uma encenação da Sagrada Família. O evento será marcado por ações interativas espalhadas ao longo da praça, como painel medidor de abraço, caixa de mensagem do Papai Noel e painel para fotos e plaquinhas.

Para a próxima semana, tem o espetáculo Janelas Encantadas, que neste ano chega a 15ª edição. Será um evento natalino, também a céu aberto, na praça Adolfo Fonseca.
 
ARTESANATO 

Na última terça-feira (11), o Diário de Uberlândia participou da oficina de flores decorativas que abriu a programação de Natal deste ano em Uberlândia. Sete mulheres da comunidade aprenderam como fazer os arranjos usando apenas papel de seda, barbante e tesoura.

Segundo a professor Leida Alves, além do Natal, as flores ainda podem ainda ser usadas em outras ocasiões como casamento, chás de panela, chá de bebê, festa junina e para a passagem de Ano-Novo. No Natal, basta escolher as cores que remetem a data. As flores, além de simples de serem feitas, são baratas e é uma opção para quem ainda não enfeitou ou casa ou quer comemorar a data em local, mas está com pouco dinheiro. “Você pode usar o fio de nylon e pendurar ou fazer um painel, colando todas na parede. Pode por uma lâmpada no meio, uma vela a bateria, por um miolinho. Usar a mesma cor, ou fazer colorido. Basta usar a criatividade”, disse Leida.

A bordadeira Tânia Santos fez o curso e disse que, além de enfeitar, fazer as  flores é uma terapia. “Vou enfeitar tudo, minha casa, meu ateliê”’, afirmou. A auxiliar administrativo Noélia Ferreira também foi a Biblioteca Municipal, na última terça-feira (11), para aprender a fazer as flores e achou fácil. “Quero enfeitar minha casa para o Réveillon, com flores prata e douradas”, disse.
 
 FLOR DECORATIVA
 Material
 
Folhas de papel de seda
Barbante
Tesoura
 
Passo a passo
 
 

1 – Coloque umas sobre as outras 8 folhas de papel de seda inteiras ou os pedaços, dependendo do tamanho que você quer a flor e faça um leque
 
2 – Com o leque de folhas fechado, amarre um barbante no meio 


3 – Corte as pontas. Você pode fazer com pontas, como na foto, ou ovaladas. 


4 – Abre o leque como vê na foto e forme uma espécie de borboleta
 


5 – Com cuidado, vai separando as folhas, uma a uma, alternando os lados
 


6- Puxe a metade das folhas, ou seja 4, até ficar como na foto.
 

7 – Vire e puxe as outras 4 folhas para o outro

 
8 – Ela vai ficar assim. Puxe as pontinhas para desamassar.
 



- Você ainda tem a opção de fazer meia flor, com 5 cores, sendo a última verde, por exemplo, para fazer as vezes das folhas. Ela serve de enfeite de mesa ou para fazer um painel com várias coladas na parede. As flores inteiras podem ser penduras com um fio de nylon.

Programação de Natal 
- Dia 13:Oficina de Enfeites Natalinos Produção de Flores Decorativas, às 8h30, na Biblioteca Sesi Roosevelt
- Dia 14:Festival Magia de Natal, das 17h às 21H, na praça Clarimundo Carneiro
- Dia 15:Festival Magia de Natal, das 17h às 21H, na praça Clarimundo Carneiro
- Dia 16: Cadê o Quintal Que Estava Aqui, às 10h, no Ponto dos Truões
- Dia 18:Especial de Natal com Banda Municipal, às 19h30, na praça Clarimundo Carneiro
- Dia 19:Oficina de Dobradura, às 14h, na Biblioteca Municipal
- Dia 21:Janelas Encantadas, às 20h, na praça Adolfo Fonseca
- Dia 22:  Janelas Encantadas, às 20h, na praça Adolfo Fonseca
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90