Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/12/2018 às 08h12min - Atualizada em 08/12/2018 às 08h12min

Troca de secretariado alimenta rumores na Câmara

NÚBIA MOTA
Câmara receberá no início do próximo ano projeto para reforma administrativa | Foto: Aline Rezende/CMU
O prefeito Odelmo Leão já comunicou aos vereadores que no início do próximo ano vai enviar um projeto de lei para Câmara Municipal propondo uma reforma administrativa com o objetivo de enxugar o número de secretarias. A notícia, confirmada ontem pelo líder do prefeito na Câmara, Antônio Carrijo (PSDB), ao Diário de Uberlândia, veio na mesma semana em que houve mudanças no primeiro escalão do Executivo Municipal, com a exoneração da secretária de Comunicação e do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. Nos corredores da Casa, já circulam rumores a respeito de vereadores que poderiam assumir pastas da Administração Municipal a partir do próximo ano.

Na quarta-feira (5), a secretária de Governo e primeira-dama, Ana Paula Procópio Junqueira, passou a encabeçar também a secretaria de Comunicação, no lugar da jornalista Maristela Gramacho Ferreira Arantes. Na gestão passada de Odelmo Leão, entre 2009 e 2012, a primeira dama já havia acumulado as duas pastas. Um dia depois, na quinta-feira (6), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior, foi exonerado e, em seu lugar, assumiu João Batista Ferreira Júnior. Este também já tinha ocupado, nos últimos 8 meses do mandato anterior de Odelmo Leão, a secretaria de Serviços Urbanos, no lugar de Wilmar Ferreira.  

Em meio às mudanças, nos bastidores da Câmara já circulam comentários, tanto por parte dos vereadores como dos assessores, de que a vereadora Flávia Carvalho (PDT) vai assumir a Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil no lugar de Emerson Aquino. Segundo Flávia Carvalho esse comentário é antigo, desde o início deste ano, e o prefeito ainda não fez nenhuma menção sobre o assunto. Indagada se ela aceitaria o convite, caso surgisse, a vereadora pareceu não estar interessada. “Eu vou ser muito sincera. Eu tenho uma vida muito corrida e acho complicado assumir uma secretaria. Daqui uns dias vem eleição e eu tenho meu consultório, onde eu atendo praticamente todos dias. Ser secretária do prefeito Odelmo Leão exige uma dedicação muito maior do que posso oferecer”, disse a dentista. 

Com a possível saída de Flávia da Câmara Municipal, o primeiro suplente a assumir a vaga do PDT seria Murilo Ferreira Alves, que já substituiu a vereadora, em fevereiro deste ano, por 60 dias, quando ela pediu licença para tratar da saúde e também da saúde da filha. Murilo já foi vereador entre 2009 a 2012, candidato a deputado estadual e federal, além de ter sido assessor da Prefeitura Municipal de 2005 a 2008 e secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, secretário de Agropecuária e Abastecimento e secretário interino de Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã durante o mandato de Gilmar Machado (2013-2016). 

Outro rumor que circula pelos bastidores da Câmara é que, se voltar a assumir uma cadeira como vereador, Murilo Ferreira irá ser o próximo líder do prefeito Odelmo Leão, no lugar de Carrijo. “O meu compromisso pessoal é até o dia 31 de dezembro. Vou conversar com o prefeito ainda neste mês, mas a minha vontade política é ficar só até o dia 31 dezembro, porque eu já contribuí por dois anos”, disse Carrijo. 

Como Flávia Carvalho também já ocupou a secretaria de Prevenção às Drogas no governo de Gilmar Machado, com essas duas possíveis mudanças, seriam dois membros do antigo governo petista a assumir lugar de destaque dentro da atual administração. “Mas ele [Murilo Ferreira] não precisa vir necessariamente para o meu lugar. O Márcio Nobre é do meu partido e começam a existir outras possibilidades para que isso [Murilo voltar] aconteça”, disse Flávia Carvalho, em referência a uma possibilidade de Nobre também assumir uma pasta a partir do próximo ano. O parlamentar, por sua vez, também ocupou um cargo no governo Gilmar Machado, como diretor da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90