Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/12/2018 às 10h18min - Atualizada em 01/12/2018 às 10h18min

Volume de chuvas foi 51% maior no mês de novembro

Setor de climatologia da ufu alerta para mais água nos próximos dias

CAROLINA PORTILHO
Previsão é de chuvas para este final de semana em Uberlândia, diz Climatempo | Foto: Jorge Alexandre Araújo
O volume de chuvas registrado no mês de novembro, até a quinta-feira (29), foi de 330mm, 51% acima da média histórica do período, que costuma ser de 218mm. A informação é do professor e climatologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo César Mendes, que destacou ainda que esse índice pode ser maior ao fechar os 30 dias do mês. 

Em outubro, o percentual também ficou acima da média, nos mesmos 51%, chovendo 182mm, sendo o previsto de 120mm. “As chuvas foram mais constantes, o que possibilitou alcançarmos esses índices. Momento bom para abastecer os reservatórios e dar um fôlego na distribuição de água. Nesses meses, atingimos recordes e, apesar do volume maior, nada fora da normalidade em relação a desastres e temporais”, disse Paulo.

Para dezembro, o setor de climatologista da UFU aponta que a previsão do tempo para os próximos dias é de chuvas e que, até o momento, o volume das precipitações está dentro do esperado, que é de 250mm a 300mm. Segundo o site do Climatempo, a água que deve cair hoje na cidade pode atingir os 24mm e, amanhã, 35mm. Em relação à temperatura, a variação entre e mínima e máxima nesses dois dias será de 21°C e máxima de 27°C, respectivamente.

“Fizemos um prognóstico recente e tudo indica que será um mês dentro da média, assim como em janeiro. Pode ocorrer algumas pancadas de precipitações, mas nada alarmante. Mesmo assim, pedimos atenção da população em evitar áreas de risco, além de ter a preocupação de descartar o lixo de forma correta, em horários próximos à coleta, com o objetivo de evitar que o entulho vá para os bueiros e cause entupimentos”, reforçou o professor. 

RAJADAS DE VENTOS

Paulo disse que as rajadas de ventos são comuns no verão, podendo atingir a média máxima esperada entre 40km/h e 50km/h, que na maioria das vezes não causa estragos. Ainda segundo o professor, as mais fortes, entre 70km/h e 80km/h, costumam surgir com a chegada de frentes frias, o que não deve ocorrer nos próximos dias.

“O excesso de calor na atmosfera e a umidade do ar elevada são motivos para a formação das grandes nuvens cumulonimbus que provocam os raios, trovões e intensas rajadas de vento, granizo, mas principalmente muita chuva. Não há previsão de grandes tempestades para os próximos dias, nem rajadas intensas, mesmo sendo um mês típico de chuvas.”
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90