23/11/2018 às 08h40min - Atualizada em 23/11/2018 às 08h40min

Desertos de notícias dominam mais da metade dos municípios brasileiros

FOLHAPRESS
Ter notícias da própria cidade pode ser algo corriqueiro para quem vive nos grandes centros urbanos. Mas 51% dos municípios brasileiros, que abrigam 30 milhões de pessoas -15% da população nacional - estão nos chamados "desertos da notícia", por não contarem com nenhum veículo jornalístico local. Esse é um dos dados levantados pelo Atlas da Notícia, estudo realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento de Jornalismo (Projor), mantido pelo Observatório da Imprensa, em parceria com a agência Volt Data Lab, divulgado na quarta-feira (21).

Diferentemente de levantamentos anteriores, divulgados em novembro de 2017 e em julho deste ano, pela primeira vez o Atlas inclui todas as mídias - jornais impressos, sites de notícias, emissoras de rádio e de televisão. Ao todo foram 12.467 veículos de comunicação mapeados. Os desertos da notícia atingem especialmente municípios menores, com 11 mil habitantes ou menos, nas regiões Norte e Nordeste. No entanto há oito cidades com mais de 100 mil habitantes nessa lista. A maior delas é Nossa Senhora do Socorro (SE), vizinha à capital Aracaju, com quase 182 mil habitantes - a segunda mais populosa do estado.

Além de mostrar os desertos da notícia, o Atlas também mapeia os "quase desertos", que representam 30% dos municípios brasileiros e abrigam 34 milhões de pessoas. São localidades que possuem apenas um ou dois veículos de comunicação e podem se tornar desertos caso eles deixem de existir. Estão nos "quase desertos" 26 municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo Belford Roxo (RJ) o maior deles, com cerca de 495 mil.

A Grande São Paulo tem nove representantes no clube dos "quase desertos": Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Arujá, Cajamar, Embu-Guaçu, Rio Grande da Serra, Biritiba-Mirim e Juquitiba. Já os municípios de São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus, também na região metropolitana, não contam com veículos locais.

Considerados em conjunto, "desertos" e "quase desertos" da notícia englobam 64 milhões de pessoas em 4.508 municípios – cerca de 31% da população nacional e 80% dos municípios. "É um dado que preocupa porque o jornalismo precisa funcionar no nível local também", aponta Sergio Spagnuolo, editor da Volt.
Spagnuolo pondera ainda que o levantamento tem como objetivo mapear as regiões que possuem ou não veículos jornalísticos para ajudar a pensar em formas de fortalecer essa cobertura local - e por consequência, a própria democracia.

"Precisamos saber o que está acontecendo nas pequenas cidades, na saúde local, nas Câmaras de vereadores, até de questões cotidianas que vão orientar o voto delas futuramente também".

O Atlas da Notícia é inspirado no projeto America's Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos em meio às mudanças no modelo de negócios do jornalismo que levaram ao fechamento de diversos veículos. O mapeamento identificou que, desde 2011, 81 veículos jornalísticos foram fechados no Brasil.
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