08/11/2018 às 08h06min - Atualizada em 08/11/2018 às 08h06min

GP Brasil terá esquema de segurança inédito

Folhapress

(Folhapress)
Preocupada com a segurança na cidade de São Paulo, a F-1 tomou medidas inéditas para o Grande Prêmio do Brasil deste ano. A organização da prova exigiu das autoridades maior vigilância, monitoramento 24 horas por câmeras em locais de maior perigo e aumento do policiamento desde ontem até domingo (11), quando acontece a prova no autódromo de Interlagos.

Um dirigente da categoria disse à reportagem que, até o ano passado, a preocupação não era tão grande, mas incidentes de violência no último GP amedrontaram os funcionários das equipes.
A Williams, por exemplo, admite que as escuderias terão esquema de segurança maior do que no passado.
Nos dias anteriores à corrida de 2017, oito mecânicos e engenheiros da Mercedes foram rendidos por assaltantes. Tiveram mochilas, passaportes, relógios e celulares roubados na saída do autódromo.
Funcionários da Sauber e da Pirelli, fornecedora de pneus, sofreram tentativas de assaltos em áreas próximas ao circuito.

Dirigentes da F-1 se reuniram em setembro com representantes da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e da organização da prova.
A categoria exigiu melhoria na segurança, algo que jamais havia sido feito desde que a prova voltou a ser disputada em Interlagos, em 1990.

Por solicitação dos dirigentes, a PM e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) identificaram pontos considerados críticos de segurança para o público e as equipes. Decidiram aumentar o monitoramento desses locais. A polícia não revelou que locais tiveram segurança reforçada por considerar a informação sigilosa.

Além da vigilância eletrônica, a PM se comprometeu a reforçar o patrulhamento da região do autódromo de Interlagos a partir desta quinta, mas não revelou o número de policiais. Segundo a assessoria da GCM, o efetivo para o GP deste ano será 30% maior. Passará de 571 agentes para 744. O público terá acesso ao local a partir da manhã desta sexta (9), quando acontece o primeiro treino livre, às 11h.

Notícias Relacionadas »
Comentários »