Rafael Westrupp, Aldorando Dias de Souza e François Rahme durante assinatura de contrato (Ascom/Praia Clube) Uberlândia estará na rota do tênis mundial no ano que vem. Isso porque a cidade abrigará uma das etapas qualificatórias da Copa Davis, torneio equivalente a uma Copa do Mundo do Tênis profissional. A partir do dia 25 de janeiro, os tenistas e as delegações começam a chegar na cidade para os treinamentos, que acontecerão no Praia Clube. Os jogos acontecerão no dia 1 e 2 de fevereiro, quando a Seleção Brasileira enfrentará a Bélgica, na Arena Sabiazinho.
O evento acontecerá por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, o Praia Clube, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e a Confederação Mineira de Tênis (FMT), mas com a organização da Federação Internacional de Tênis (ITF). O contrato para a realização do evento internacional foi assinado na manhã de ontem, na sala de reuniões da Prefeitura. Detalhes como a comercialização dos ingressos ainda serão divulgados.
Além do prefeito Odelmo Leão e demais autoridades locais, estiveram presentes o presidente da CBT, Rafael Westrupp, o presidente da FMT, François Rahme, e o presidente do Praia Clube, Aldorando Dias de Souza. Será montada uma estrutura com quadra de saibro dentro da Arena Sabiazinho, que tem capacidade para 6 mil torcedores. O evento custará R$ 800 mil e a Prefeitura, que não colocará recursos do Município, abrirá caminho para que a CBT negocie com parceiros locais a captação do valor.
Ao acertar a vinda da competição, Uberlândia desbancou capitais que estavam interessadas em receber a disputa, como Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro. Com transmissões para todo o mundo, o torneio acontece com a disputa de quatro jogos de simples e uma partida de duplas. Cada seleção deve ter o número de cinco atletas, sendo quatro titulares e um reserva.
Entre os atletas esperados em Uberlândia, estão nomes como Bruno Soares, campeão dos abertos internacionais dos Estados Unidos e da Austrália nas duplas, e o belga David Goffin, atualmente entre os 30 melhores tenistas do mundo. A etapa qualificatória garante vaga à fase final da divisão de elite, a ser realizada em novembro de 2019, em Madri, na Espanha, com 18 países participantes.
ESTRUTURA Um dos principais motivos para a vinda da Copa Davis para Uberlândia se deve ao fato de o Praia Clube sediar, todos os anos, o Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil, que recebe mais de 800 tenistas e acontece sempre no meio do ano. “Esse evento está entre os serviços que o Praia Clube vem prestando para a cidade de Uberlândia ao longo dos anos. A Copa Davis é um dos maiores eventos esportivos do mundo e teremos a honra de receber em nossa cidade”, disse o presidente do Praia Clube, Aldorando Dias de Souza.
“São 11 horas de transmissão televisiva para 150 países do mundo. É um momento ímpar para que possamos evidenciar os potenciais e a estrutura de Uberlândia para o mundo. Logicamente, também se trata de uma ocasião para inspirar e incentivar outras pessoas a praticarem esporte, com mais saúde e qualidade de vida”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Para o presidente da CBT, Rafael Westrupp, a assinatura do contrato representa um desejo concretizado, já que Uberlândia possui infraestrutura e pessoas engajadas para a realização do evento. “Certamente, a Copa Davis será um marco na cidade. A Arena Sabiazinho atende muito bem as necessidades para operacionalizarmos o maior evento de tênis do Brasil, com transmissão para o mundo inteiro. Agradecemos o esforço do prefeito em nos receber desde o primeiro momento. Temos a expectativa de trazer ao menos 3 mil turistas, algo que gera movimentação na cadeia hoteleira, gastronômica, shoppings, comércio e serviços em geral”, afirmou.