Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/11/2018 às 08h11min - Atualizada em 07/11/2018 às 08h11min

Uberlândia receberá etapa da Copa Davis em 2019

JOGOS DA “COPA DO MUNDO” DE TÊNIS SERÃO REALIZADOS NA ARENA SABIAZINHO

Éder Soares
Rafael Westrupp, Aldorando Dias de Souza e François Rahme durante assinatura de contrato (Ascom/Praia Clube)
Uberlândia estará na rota do tênis mundial no ano que vem. Isso porque a cidade abrigará uma das etapas qualificatórias da Copa Davis, torneio equivalente a uma Copa do Mundo do Tênis profissional. A partir do dia 25 de janeiro, os tenistas e as delegações começam a chegar na cidade para os treinamentos, que acontecerão no Praia Clube. Os jogos acontecerão no dia 1 e 2 de fevereiro, quando a Seleção Brasileira enfrentará a Bélgica, na Arena Sabiazinho.

O evento acontecerá por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, o Praia Clube, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e a Confederação Mineira de Tênis (FMT), mas com a organização da Federação Internacional de Tênis (ITF). O contrato para a realização do evento internacional foi assinado na manhã de ontem, na sala de reuniões da Prefeitura. Detalhes como a comercialização dos ingressos ainda serão divulgados.

Além do prefeito Odelmo Leão e demais autoridades locais, estiveram presentes o presidente da CBT, Rafael Westrupp, o presidente da FMT, François Rahme, e o presidente do Praia Clube, Aldorando Dias de Souza. Será montada uma estrutura com quadra de saibro dentro da Arena Sabiazinho, que tem capacidade para 6 mil torcedores. O evento custará R$ 800 mil e a Prefeitura, que não colocará recursos do Município, abrirá caminho para que a CBT negocie com parceiros locais a captação do valor.

Ao acertar a vinda da competição, Uberlândia desbancou capitais que estavam interessadas em receber a disputa, como Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro. Com transmissões para todo o mundo, o torneio acontece com a disputa de quatro jogos de simples e uma partida de duplas. Cada seleção deve ter o número de cinco atletas, sendo quatro titulares e um reserva.

Entre os atletas esperados em Uberlândia, estão nomes como Bruno Soares, campeão dos abertos internacionais dos Estados Unidos e da Austrália nas duplas, e o belga David Goffin, atualmente entre os 30 melhores tenistas do mundo. A etapa qualificatória garante vaga à fase final da divisão de elite, a ser realizada em novembro de 2019, em Madri, na Espanha, com 18 países participantes.

ESTRUTURA
Um dos principais motivos para a vinda da Copa Davis para Uberlândia se deve ao fato de o Praia Clube sediar, todos os anos, o Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil, que recebe mais de 800 tenistas e acontece sempre no meio do ano. “Esse evento está entre os serviços que o Praia Clube vem prestando para a cidade de Uberlândia ao longo dos anos. A Copa Davis é um dos maiores eventos esportivos do mundo e teremos a honra de receber em nossa cidade”, disse o presidente do Praia Clube, Aldorando Dias de Souza.

“São 11 horas de transmissão televisiva para 150 países do mundo. É um momento ímpar para que possamos evidenciar os potenciais e a estrutura de Uberlândia para o mundo. Logicamente, também se trata de uma ocasião para inspirar e incentivar outras pessoas a praticarem esporte, com mais saúde e qualidade de vida”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Para o presidente da CBT, Rafael Westrupp, a assinatura do contrato representa um desejo concretizado, já que Uberlândia possui infraestrutura e pessoas engajadas para a realização do evento. “Certamente, a Copa Davis será um marco na cidade. A Arena Sabiazinho atende muito bem as necessidades para operacionalizarmos o maior evento de tênis do Brasil, com transmissão para o mundo inteiro. Agradecemos o esforço do prefeito em nos receber desde o primeiro momento. Temos a expectativa de trazer ao menos 3 mil turistas, algo que gera movimentação na cadeia hoteleira, gastronômica, shoppings, comércio e serviços em geral”, afirmou.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90