26/10/2018 às 16h31min - Atualizada em 26/10/2018 às 16h31min

UFU promove Dia D para humanos e pets

DA REDAÇÃO
O Outubro Rosa já ficou conhecido pela população como o período de conscientização para a prevenção ao câncer de mama. Estudantes e profissionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no entanto, querem chamar a atenção não apenas para a importância da prevenção deste tipo de câncer em humanos, mas também para a necessidade de detecção precoce em animais de estimação, especialmente em cães e gatos.  

Neste sábado (27), eles estarão na praça Tubal Vilela, no Centro de Uberlândia, realizando o “Dia D – Porque a sua saúde importa e a do seu animal também”. A atividade irá reunir estudantes, médicos e docentes dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Educação Física e Medicina.

Serão oferecidos serviços gratuitos, como aferição de pressão, testes de glicemia e de aptidão física, informações sobre zoonoses e sobre prevenção do câncer de mama em humanos e em animais de estimação.

O câncer de mama é a neoplasia (tumor) mais comum em cadelas, explica a médica veterinária Thaisa Reis dos Santos, responsável pelo Serviço de Oncologia do Hospital Veterinário da UFU. Segundo ela, dos cerca de oito casos diários atendidos no Serviço de Oncologia do hospital, dois são de câncer de mama.

Como o câncer em cadelas se assemelha ao que acomete os humanos, a detecção precoce e a indicação de quimioterapia também são similares, afirma a médica.

Em um dos estandes que serão montados na praça, os animais serão avaliados gratuitamente e repassadas informações sobre a saúde dos bichos de estimação, como, por exemplo, o risco das injeções comumente utilizadas para evitar o cio em cadelas.

Serviço

“Dia D – Porque a sua saúde importa e a do seu animal também”
Data: Sábado (27)
Horário: Das 8h às 12h
Local: Praça Tubal Vilela - Centro, Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »