Supermercado em Uberlândia já disponibiliza grande variedade de panetones | Foto: Divulgação Ainda parece longe, mas em um piscar de olhos estaremos no Natal, data mais importante para o comércio no Brasil. Um dos produtos que mais remete à sazão é o panetone, que já ocupa as prateleiras dos supermercados, confeitarias e diversos pontos de vendas de Uberlândia. Além dos tradicionais, com sabor de frutas cristalizadas e gotas de chocolate, neste ano a aposta está nos novos sabores visando o crescimento nas vendas.
Com duas lojas em Uberlândia, a franqueada Chocotones Brasil Cacau, marca do Grupo CRM, estima um crescimento de 15% com as vendas deste ano, incluindo panetones, chocolates, trufas, presentes, lembranças, cafeteria, ovos de Páscoa, entre outros. Eles esperam atingir a marca de R$ 1,5 bilhão para todo o grupo e para chegar a esse número estão investindo em sete lançamentos para o Natal. Serão dois novos panetones: um com recheio de chocolate ao leite sabor avelã, 100% coberto com chocolate ao leite, e outro de churros recheado com doce de leite, que vem acompanhado com um sachê de 20 gramas de açúcar de confeiteiro para decoração; além de novidades nas linhas de presentes e lembranças.
“Algumas lojas já estão recebendo os produtos de Natal. Até meados de novembro, todas devem estar abastecidas. Entre os panetones de chocolate, os que têm mais saída são o de brigadeiro e trufado. Além disso, os nossos combos natalinos são muito procurados pelos nossos consumidores. Eles têm um ótimo custo benefício e são bastante democráticos, pois trazem um mix dos clássicos da Brasil Cacau como trufas e tabletes de diferentes sabores. Eles são uma excelente opção para quem não quer errar no presente”, disse a diretora de Marketing do Grupo CRM, Maricy Porto.
No Megamix, na avenida João Naves de Ávila, a primeira compra de panetones já foi feita e o produto ocupa um corredor inteiro do supermercado. A analista de marketing do local, Juliana Alves Maciel, disse que os consumidores já estão levando o queridinho para casa meses antes do Natal.
“Tem panetone o ano todo, mas as vendas se intensificam a partir de agora, e mais perto da data o volume é ainda maior. Como é o carro-chefe das vendas, colocamos os produtos em destaque e neste momento eles ocupam grande parte do supermercado para justamente chamar ainda mais atenção das pessoas”.
Juliana reforça que para atrair os consumidores está ampliando o portfólio oferecendo os panetones tradicionais e as novidades do mercado. “Temos opções com damasco, castanha, paçoca, pão de mel e diversos outros recheios. Além das marcas conhecidas no mercado, também estamos trabalhando com fabricação própria que tem boa aceitação dos consumidores.”
Maricy Porto, diretora do Grupo CRM, que inclui a Brasil Cacau,
diz que rede aposta em sete lançamentos VENDAS NO BRASIL
A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) divulgou no último dia 18, durante a realização do Salão do Panetone 2018, que mais de 29 milhões de famílias consumiram, entre novembro de 2017 e janeiro deste ano, panetones, seja o de frutas, gotas de chocolate ou recheado, entre diversos outros tipos.
Os dados foram coletados em uma pesquisa sobre hábitos de consumo do produto, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel. O levantamento aponta ainda que neste mesmo período, o volume de vendas foi de 39 mil toneladas, 13% a mais que o ano anterior (2016/2017), chegando ao faturamento na ordem R$ 600 milhões. Para 2018, a projeção da Abimapi é que o crescimento em volume e faturamento da categoria fique em torno de 8%.
Ainda segundo a pesquisa, os panetones tradicionais, de frutas e gotas de chocolate representaram 78,2% das vendas, enquanto que os recheados e sem frutas corresponderam a 17,4% e 4,4%, respectivamente. Também foi informado que o volume de panetones se concentra em lares com compradores mais maduros (mais de 40 anos), famílias pequenas (uma ou duas pessoas) e de classes altas (A e B).
CURSO
Confeiteiras ficam de olho em renda extra no fim do ano
A confeiteira Maria de Fátima, 53 anos, tem nas mãos a prática de fazer bolos e doces. Visando ampliar o que já oferece aos clientes, ela resolveu fazer um curso com foco em panetones. Durante uma tarde, ela aprendeu a técnica da massa, de recheios e de como obter lucro com a venda do produto seguindo a receita à risca.
“Eu vivo de confeitaria e sempre em datas específicas busco aperfeiçoar meu trabalho para oferecer algo a mais. Além de bolo e doces, faço ovos de chocolate para atender a demanda da Páscoa. Agora, com a proximidade do Natal, quero fazer panetones que vendem muito bem o ano todo, mas nem se comparara com a chegada da data. Aprendi no curso que é importante seguir a receita fielmente para realmente ganhar com as vendas. Espero que o panetone seja mais um produto que consiga inserir no meu portfólio não só para este Natal, mas para todos”, disse.
Maria de Fátima e mais 13 foram alunas do curso de panetone promovido pela confeiteira e professora de confeitaria Gleiciane Miranda Barcelos, de 38 anos. Segundo ela, essa foi a primeira turma agendada este ano e já tem horários fechados para as próximas semanas. Olhares atentos para cada procedimento para a produção da massa, rendimento e até o tempo certo para assar.
“Não podemos esquecer que cada ano incrementamos os tipos de recheios. Hoje fizemos de laranja, que nem sempre é visto no mercado. Há inúmeras possibilidades e essas inovações cabem em qualquer lugar, pois o importante é atender o gosto do cliente. Além disso, tem gente que gosta da massa e não gosta dos recheios tradicionais, que são os frutados ou mesmo só de chocolate”, disse Gleiciane.
A professora reforça que a procura pelos cursos é, na maioria das vezes, para complementar renda. Ela destaca que é importante se planejar e calcular os custos certos para, no fim, o lucro prevalecer. “Quem trabalha com data sazonal, por exemplo, pode guardar itens para serem usados posteriormente, como, por exemplo, o chocolate, embalagens, que são produtos que não perdem. Assim você entra na próxima data com recurso já garantido. Dá trabalho e leva tempo mexer com confeitaria, e se no fim o lucro não for para o bolso, acaba gerando desgaste e desestímulo para a profissional, que se dedica tanto à arte da confeitaria.”
Receita de panetone da confeiteira Gleiciane
Ingredientes
• 1 kg farinha de trigo
• 100 gramas de fermento biológico fresco
• 200 gramas de manteiga
• 200 gramas de açúcar
• 8 gemas
• 10 gramas de sal
• 250 gramas de frutas cristalizadas
• 150 gramas de uva passa
• 6 gotas de baunilha
• 6 gotas de laranja
Preparo
Faça uma esponja com 100 gramas de farinha, o fermento e um pouquinho de água. Descanse 15 minutos. Acrescente o restante dos ingredientes, menos as frutas. Descanse 20 minutos. Após, acrescente as frutas, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro do tamanho. Após tudo pronto, pegue uma lâmina e faça cortes em forma de cruz no topo do panetone. Puxe as bordas para fora e coloque uma colher de margarina sem sal. Leve para assar em uma forma de papel ou assadeira em 180º.
Recheio creme de laranja
• 50 gramas de manteiga
• 100 gramas de cream cheese
• 200 gramas de açúcar de confeiteiro
• Meia colher de extrato de baunilha
• Raspas de duas laranjas ou uma colher de chá de essência de laranja
• Bata tudo na batedeira até ficar liso