Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/10/2018 às 07h45min - Atualizada em 17/10/2018 às 07h45min

Defesa Civil alerta para semana chuvosa

DA REDAÇÃO
 Boletins meteorológicos apontam que a semana continuará sendo de chuva em Uberlândia, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cepetec). Com pancadas de chuvas previstas para a tarde e noite de hoje, amanhã, sexta-feira (19) e sábado (20), a Defesa Civil faz alertas para a população.

A principal orientação é acondicionar bem o lixo doméstico e colocá-lo em local adequado para a coleta. O descarte em locais não indicados favorece que a sujeira seja levada pela água pluvial até a rede e, consequentemente, entupa bueiros e bocas de lobo. Isso pode ocasionar enxurradas e inundações, uma vez que a água não terá local para escoamento, além de gerar refugo (volta) do esgoto para as residências.

Durante as chuvas, é recomendável se manter atento aos níveis das águas, além de manter as portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais. Pessoas que estiverem nas ruas devem evitar se proteger embaixo de árvores, pois elas atraem raios. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas.

A Defesa Civil também faz alerta para que as pessoas evitem o manuseio de equipamentos elétricos ou telefones devido aos raios e relâmpagos. Após as chuvas, o ideal é que a população averigue possíveis danos em imóveis ou pontos de obstrução, como ralos, bueiros e calhas.

Em caso de perigo, a população pode acionar Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, pelos telefones 199, 193 e 190, respectivamente.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90