03/10/2018 às 07h47min - Atualizada em 03/10/2018 às 07h47min

Rompimento de adutora afeta mais de 20 bairros

MARIELY DALMÔNICA
Estrutura metálica precisou de 20h para ser reparada | Foto: Dmae/Divulgação
Mais de 20 bairros sofreram impactos no abastecimento de água durante a manhã e tarde de ontem em Uberlândia. A distribuição foi afetada após o rompimento de uma adutora, registrado na tarde da última segunda-feira (1º), na região central da cidade. O reparo da tubulação durou mais de 20h e só foi concluído na tarde de ontem, quando o abastecimento começou a ser retomado, por volta das 14h. O rompimento foi registrado dentro de uma unidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), situada na rua Cruzeiro dos Peixotos, no bairro Aparecida. Com o incidente, a água vazou e tomou conta de algumas vias próximas ao local.

Durante os trabalhos de reparo, foi necessário interromper temporariamente a distribuição de água em alguns bairros. “Começamos no momento em que recebemos o pedido para intervir, mobilizamos a equipe por volta das 16h. É um trabalho que não é fácil fazer. Nós terminamos às 13h30, foram cerca de 22h30 de serviço. Quem recebe água primeiro são as partes mais baixas em função da distribuição”, disse Leocádio Pereira, diretor-técnico interino do Dmae. Abastecimento deve ser completamente normalizado até a manhã de hoje.

Segundo o departamento, a equipe de trabalho contou com cerca de 25 pessoas para refazer a estrutura de ferro fundido da adutora, que tem 68 anos. Durante o período em que o bombeamento precisou ser interrompido, foram disponibilizados caminhões pipa para atender a hospitais, escolas, comércios e condomínios.

De acordo com o diretor-técnico interino, vazamentos em tubulações antigas são comuns. “Todo o sistema de abastecimento, ainda mais os antigos, são suscetíveis a isso. É normal, mas quando ocorre, temos de intervir. Houve uma rachadura no trecho do tubo, são tubos com quase 70 anos, mas alguns podem durar mais de 100 anos”, afirmou.
 
FALTOU ÁGUA
 
A manicure Vilma Elena de Souza e a mãe Ivonete de Souza moram no bairro Bom Jesus, região central de Uberlândia, e ficaram sem água por mais de 18h. “Tive que dispensar quatro clientes porque não tenho água. Aqui em casa só tenho uma caixa de 500 litros, aí acabou bem rápido. Não dá para tomar banho, lavar louça, fazer comida e nem tem água para fazer café. Meu sobrinho fica aqui em casa à tarde e eu disse que ele não pode fazer nada que suja”, disse Vilma.
Amanda Queiroz trabalha em uma sorveteria no Centro da cidade e estava tomando sorvete para refrescar enquanto a água não voltava. “Desde segunda-feira à noite estamos praticamente sem. Hoje [ontem] só tem um restinho, mas está acabando, o pessoal já saiu para buscar água”, afirmou.


Ivonete de Souza não pôde lavar a louça do almoço ontem | Foto: Divulgação
 
BAIRROS AFETADOS

 Aparecida
Bom Jesus
Centro
Brasil
Daniel Fonseca
Gávea
Gávea Sul
Itapema sul
Jardim Brasília
Jardim Karaíba
Lídice
Maravilha
Martins
Morada da colina
Pampulha
Parque dos Jacarandás
Roosevelt
Santa Maria
Saraiva
Shopping Park
Tabajaras
The Palms
Vigilato Pereira e adjacências
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »