Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/09/2018 às 06h00min - Atualizada em 29/09/2018 às 06h00min

Calor aumenta vendas nos comércios de Uberlândia

Procura por produtos que ajudam a aliviar sensação térmica cresce até 80%

MARIELY DALMÔNICA
Técnico José Moreira tem feito até dez limpezas de ar condicionados por semana | Foto: Walace Torres
Com o aumento da temperatura em Uberlândia nos últimos dias, alguns comerciantes já notaram uma maior procura por produtos que ajudam a amenizar o calor. Empresários que vendem ar condicionado e água de coco, por exemplo, disseram que movimento cresceu até 80% nesta semana, junto com a chegada da Primavera. 

Conforme noticiou o Diário de Uberlândia, na última segunda-feira (24), os termômetros registraram 35,1ºC, a temperatura mais alta do ano até o momento, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (Inmet). Em meio a essa onda de calor, Natália Marques, dona de uma empresa que vende ar condicionado no bairro Jardim Karaíba, na zona sul, mal está tendo tempo de respirar devido ao aumento das vendas. “Está muito movimentado, não estamos parando. As vendas já aumentaram em torno de 80%. No ano passado, o movimento começou a subir antes, em agosto, mas em outubro deve ficar ainda melhor, de longe é o mês de mais vendas.” 

O técnico José Moreira faz instalação, manutenção e limpeza de ar condicionado e, segundo ele, nos últimos dias, a demanda tem sido alta. “De agosto em diante sempre dobra o movimento. Estou fazendo de cinco a dez limpezas por semana, já a instalação ainda está menor, não chega a cinco aparelhos”, afirmou. 

COCO

Humberto Vieira Miranda vende água de coco em sua loja no Centro da cidade e distribui o produto para supermercados e outros comércios há 25 anos. Segundo ele, as vendas já aumentaram desde o início deste mês. “A alta foi de 30% a 40%. Vendemos bem o ano todo, mas setembro e outubro sempre se destacam.” 
O empresário disse que o movimento aumenta por volta das 16h, todos os dias. “A maioria procura pela garrafinha, cerca de 80% dos meus clientes preferem essa opção”, disse, que já aumentou a produção e distribuição em Uberlândia. 

MAIOR CONSUMO

Cemig alerta para alta na conta de energia


O uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores faz com que o consumo de energia e o valor da conta de luz aumentem. De acordo com Valter Hugo Vieira, engenheiro de comercialização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em Uberlândia, neste calor, dentre os aparelhos elétricos, só o chuveiro costuma registrar queda no consumo. “Utilizam muito [o chuveiro], mas na posição verão. É interessante comprar chuveiros com regulagem eletrônica ou com mais regulagens, não só ‘verão’ e ‘inverno’”, disse. 

Segundo o engenheiro, além do ar condicionado, a geladeira também pode ajudar no aumento da conta de energia, que está na bandeira vermelha atualmente. “Precisamos prestar atenção para evitar aberturas frequentes em busca de água gelada, por exemplo. Durante as aberturas há uma perda na refrigeração e isso traz um aumento na energia”, afirmou.

Filtros sujos de ar condicionado também impedem a ventilação e podem fazer com que o aparelho trabalhe mais e gaste mais energia, disse o engenheiro. “O ideal é fazer a manutenção de acordo com o que o fabricante recomenda, e deixar o ar em 22ºC, uma temperatura agradável. Quanto menor a temperatura, maior será o consumo de energia. O ventilador é mais acessível e acaba tendo maior utilização, é uma boa opção”, finalizou.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90