Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/09/2018 às 08h16min - Atualizada em 20/09/2018 às 08h16min

Mesários passam por curso de preparação

MARIELY DALMÔNICA
Os treinamentos de mesários para as eleições deste ano já começaram em Uberlândia. Na última terça-feira (18), alguns voluntários da 314ª zona de votação participaram do último dia de curso no Cartório Eleitoral de Uberlândia. Cerca de 6.630 presidentes de sala, mesários e secretários irão trabalhar nas eleições do dia 7 de outubro na cidade.

“O curso de cada zona dura quatro dias e nós temos uma média de 150 pessoas por curso. O treinamento presencial é só para o presidente e para o primeiro mesário. O segundo mesário e o secretário fazem pela internet”, disse a chefe de cartório Márcia Helena Vieira. Segundo ela, durante o curso, os presidentes e os mesários recebem orientações gerais sobre o que mudou desde a última eleição, assistem a um vídeo com todos os procedimentos e aprendem a trabalhar com a urna eletrônica. “Não tem muitos novatos, a maioria já trabalhou em anos anteriores e conhece os procedimentos”, afirmou.

Em outubro, os mais de 6 mil voluntários de Uberlândia irão se dividir entre cinco zonas e 115 pontos de votação. O analista de suporte Wallyson Freitas vai trabalhar pelo terceiro ano consecutivo nas eleições. “Eu já fui secretário e essa é a primeira vez que serei mesário. Além da folga, eu gosto de trabalhar é um dia diferente na minha rotina.”   Já a analista de planejamento Clarissa Gregório, está se preparando para ser voluntária nas eleições pela primeira vez. “Me chamaram para ser presidente de mesa e eu aceitei. Para mim, o principal objetivo é me envolver nesse momento político, abrir um pouco mais a minha cabeça, para que eu conheça mais sobre os candidatos”, disse.

Trabalhar como mesário nas eleições tem alguns benefícios, como folga de dois dias no trabalho. O atestado também é aceito em algumas universidades como atividade curricular complementar e serve como critério de desempate em concursos públicos.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90