Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/09/2018 às 07h46min - Atualizada em 19/09/2018 às 07h46min

Chuvas devem continuar durante toda a semana

Chuvas da semana passada equivaleram a 75% do previsto para todo o mês de setembro

CAROLINA PORTILHO
Chuvas da semana passada equivaleram a 75% do previsto para todo o mês de setembro | Foto: Jorge Alexandre Araújo
A chegada das chuvas em Uberlândia deixou muitos animados e a boa notícia é que elas permanecem durante toda a semana. As informações são da coordenadora do Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Camila Bertoletti Carpenedo.

Segundo ela, os órgãos oficiais de previsões do tempo, como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que a probabilidade de chuva é de 80% até sexta-feira (21).

“O laboratório da UFU não faz previsões, então tomamos por base os órgãos oficiais, que não alertam sobre temporais, mas apontam que devem ocorrer pancadas de chuvas”, disse. Em quatro dias, de sexta (14) a segunda (17), choveu 32,6 milímetros em Uberlândia, o que equivale a 75% do previsto para todo o mês de setembro, que é de 43,5 milímetros. Segundo Camila Carpenedo, apesar das chuvas serem mais intensas a partir da segunda quinzena de outubro, não é anormal a ocorrência de precipitações em setembro.

"A estação chuvosa no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se inicia em outubro, mas não é atípico quando isso aconteça em setembro. Essas chuvas não são associadas a nenhuma frente fria e sim a cavados, que são regiões de baixa pressão atmosférica que favorecem a formação de nuvens e precipitações. Além disso, no litoral teve a contribuição do transporte de unidade de um sistema de alta pressão que fica sobre o oceano Atlântico causando esse volume de precipitações."

Em relação a umidade relativa do ar, a variação nos 15 primeiros dias de setembro foi entre 20% e 58%. Com o início das chuvas, o percentual aumentou e chegou a oscilar entre 78,4% e 84,4%.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90